Inicial > Notícias > Apenados do projeto de ressocialização da...

Notícias

03/01/2020 03/01/2020 11h02m

Apenados do projeto de ressocialização da prefeitura começam melhorias na pista de corrida do Mallet


Ações começaram no dia 23 de dezembro. Intenção do Executivo Municipal é que outras praças recebem a atenção dos trabalhadores que integram o projeto

Os apenados que integram o projeto de ressocialização da Prefeitura de Santa Maria começaram, nesta sexta-feira (3), a trabalhar na manutenção da pista de corrida e caminhada da Praça do Mallet, no Bairro Passo D’Areia, também conhecida como Praça Marechal Osório.

De acordo com o superintendente de Praças, Parques, Canteiros e Jardins, Ivo Cunha, a limpeza da pista inclui corte de grama, depósito de brita e construção de meios-fios.

“Eu fui surpreendido positivamente. A expectativa é que houvesse, no começo, uma evolução mais lenta no trabalho, mas o ritmo é ótimo. É evidente que eles têm gosto pelo trabalho”, afirma Cunha.

Os trabalhadores fazem serviços de limpeza e paisagismo na praça, que começaram no dia 23 de dezembro. Eles têm acesso a ferramentas e a Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máquina de cortar grama, enxadas, pás, carrinhos de mão, além de óculos de proteção e capacetes, obtidos a partir de uma parceria com o Ministério Público Estadual, por meio do procurador-geral de Justiça Fabiano Dallazen, e com o Conselho Municipal Pró-Segurança Pública (Consepro), por meio do seu presidente, Luiz Fernando Pacheco.

Os apenados trabalham seis horas por dia e receberão 75% do salário mínimo nacional. Eles atuam sempre sob a supervisão de servidores da Prefeitura com o apoio da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). Todos passaram por capacitações para que pudesse participar, efetivamente, do projeto.

Após o término de serviços pontuais na Praça do Mallet (como é o caso da manutenção da pista de corrida e caminhada), deve ser atendida a Praça dos Bombeiros, no Centro. Não há um prazo, no entanto, para que isso ocorra, pois a prioridade do projeto é a ressocialização desses apenados, então, o ritmo segue a evolução deles. As praças que forem atendidas por eles passarão por manutenções regulares, com corte de grama e limpeza, por exemplo, conforme a necessidade.

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17688)
Fotos: João Vilnei (Mtb 17922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial