Notícias
10/04/2020 10/04/2020 16h43m
Começa treinamento com entrevistadores para Estudo Epidemiológico/Coronavírus em Santa Maria
Levantamento de dados junto à população ocorrerá entre sábado (11) e domingo (12)
Começou, nesta sexta-feira (10), o treinamento com os entrevistadores que levantarão os dados junto à população de Santa Maria para o Estudo Epidemiológico/Coronavírus. São vinte e cinco profissionais da saúde ou estudantes da área que irão às casas de 500 entrevistados aleatórios, em diferentes regiões do Município, neste sábado (11) e domingo (12). A capacitação ocorre no Centro de Ciências em Saúde (CCS), sala 1.240 do prédio 26, no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Essa é a primeira etapa do estudo, que é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas e tem participação da UFSM. É uma pesquisa de base populacional de evolução e prevalência de casos infectados no Rio Grande do Sul a ser realizado pelo Governo do Estado em conjunto com universidades. Ela busca estimar o percentual de gaúchos infectados com o novo coronavírus, além de determinar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas e fornecer estimativas de percentuais de infectados.
“Sem sombra de dúvidas, essa pesquisa será fundamental para todas as decisões a respeito do novo coronavírus que vamos tomar daqui para frente. Já tivemos a fase de contenção da doença, lidamos com a viabilização de leitos junto às unidades de saúde e, então, passaremos para a retomada da economia. Só com os dados levantados por essa pesquisa é que teremos condições de saber quais são as medidas mais acertadas”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.
Por dia, cada entrevistador tem uma meta de visitar 10 residências. As demais etapas ocorrerão quinzenalmente. O Centro de Referência Municipal da Covid-19, localizado na Rua Conrado Hoffman, 277, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, será o ponto de encontro dos profissionais e pesquisadores participantes do estudo.
“É um trabalho de altíssima relevância, e que só vai sair desde que haja envolvimento e empenho de todos os entrevistadores. Estamos em uma batalha que recém está começando, e vocês estão na linha de frente. Por conta disso, muito obrigado. Muito obrigado a vocês por estarem disponíveis neste momento delicado”, agradeceu o reitor da UFSM, Paulo Burmann.
Conforme a professora Marinel Mór Dall'agnol, do Departamento de Saúde Coletiva da UFSM, que integra a coordenação do estudo, uma pessoa de cada residência será sorteada para a amostra. Para saber se o morador teve contato com o coronavírus, será feito um teste bioquímico que requer uma gota de sangue, extraída da ponta de um dos dedos. O estudo também irá abranger outras 10 cidades gaúchas a fim de verificar a prevalência de infecção do coronavírus em casos leves e assintomáticos.
“É uma pesquisa desafiadora. Estamos em um cenário sem precedentes, e são essas pesquisas que vão orientar as decisões do Poder Público. Faremos nosso trabalho com muito cuidado e seriedade”, disse.
Os testes são disponibilizados pelo Ministério da Saúde. O trabalho de coleta será realizado pela empresa Instituto de Pesquisas de Opinião (IPO). Todas as medidas de segurança biológica serão tomadas para garantir a segurança dos trabalhadores e da população participante da iniciativa. Os carros onde serão transportados os entrevistadores contarão com um cartão de identificação, e os entrevistadores vão se apresentar no momento da tentativa de entrevista. Um número de telefone celular também será disponibilizado à população para tirar dúvidas e confirmar o objetivo da pesquisa.
Também estavam presentes na abertura do treinamento o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, a secretária de Educação, Lúcia Madruga, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFSM, Thiago Ardenghi, além da também coordenadora do estudo, Rosângela da Costa Lima.
Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17.688)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria