Notícias
15/04/2020
461 santa-marienses participaram de estudo de prevalência de casos de coronavírus no Estado
Pesquisa foi apresentada na tarde desta quarta-feira, e se estima que 5.650 pessoas estejam contaminadas no Estado
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul divulgou, na tarde desta quarta-feira (15), o resultado da pesquisa referente à primeira fase de aplicação de testes para detecção da Covid-19 em nove cidades gaúchas, dentre elas, Santa Maria. A primeira etapa da pesquisa por amostragem para projetar o percentual da população do Rio Grande do Sul infectada pelo novo coronavírus estima que 5.650 pessoas já estejam contaminadas pela Covid-19.
Conforme os resultados apresentados nesta quarta, foram aplicados 4.189 testes, sendo 461 em Santa Maria. Do total geral de testes, 2 tiveram positivos para a Covid-19. A apresentação dos resultados foi feita pelo reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - instituição que coordenou a pesquisa -, Pedro Rodrigues Curi Hallal.
Conforme o estudo, para cada 1 milhão de habitantes no Estado, estima-se que existam 500 infectados reais, 65 notificados e 1,2 óbito; para cada caso notificado nas nove cidades da pesquisa, existem cerca de quatro casos não notificados; e, ainda, o resultado da pesquisa demonstra que o contágio é 15 vezes o número de casos confirmados ou 11 vezes o número de casos coletados.
A pesquisa, que ainda terá outras três fases, mostra também que, para cada diagnóstico do coronavírus nos municípios participantes, existem outros quatro casos não notificados.
“Mesmo sendo números preliminares de uma primeira etapa de pesquisa, os resultados demonstram claramente que as medidas de isolamento social estão sendo fundamentais em conter o ritmo do avanço”, destacou o governador Eduardo Leite.
Encomendada pelo Governo do Estado, a pesquisa foi coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com outras universidades, e efetuada em todas as regiões do Estado entre o último sábado (11) e a segunda-feira (13). Em Santa Maria, 25 entrevistadores ligados à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participaram do estudo, aplicando 461 testes rápidos em pessoas que residem em diferentes localidades do Município.
Também participaram da divulgação do estudo, a secretária estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos.
Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Ariéli Ziegler/Prefeitura/Arquivo
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria