Notícias
04/11/2020 04/11/2020 14h40m
Prefeitura segue com salas de vacina abertas para campanha nacional contra a polio e multivacinação
Iniciativa segue até 21 de novembro, mas doses ficam disponíveis o ano inteiro para o público-alvo
A Secretaria da Saúde do Estado decidiu prorrogar o prazo da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação até 21 de novembro. O motivo é o baixo número de doses aplicadas em crianças de até cinco anos. Em Santa Maria, a população conta com 24 salas de vacinação ativas. A recomendação é para que os usuários verifiquem, junto às unidades de suas referências, os dias e horários de atendimento. Segundo a secretaria de Saúde do Município, cerca de seis mil doses que fazem parte da campanha já foram aplicadas, o que corresponde a 49% do público-alvo. Já a multivacinação é para crianças e adolescentes até 15 anos atualizarem a caderneta de demais vacinas. Porém, todas as doses ficam disponíveis à população durante todo o ano.
Além da prorrogação da campanha, o Dia D de mobilização vai ser realizado em 21 de novembro. Nesse dia, as unidades de saúde ficarão abertas para estimular e facilitar o acesso à imunização. A poliomielite é uma doença contagiosa aguda que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares. A vacina é a única forma de prevenção.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), até o final de outubro, 286.403 doses tinham sido aplicadas em todo o Rio Grande do Sul, o que corresponde a 54,1% da faixa etária abrangida pela iniciativa. Em função da pandemia de coronavírus, a operacionalização das ações de vacina atende à organização dos processos de trabalho das equipes de saúde. Entre os usuários, a recomendação é de evitar aglomerações, mantendo o distanciamento entre as pessoas, e uso de máscara de proteção e álcool em gel.
Texto: Guilherme Superti, estagiário do curso de Jornalismo
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria