Notícias
08/12/2020 08/12/2020 17h11m
Prefeitura segue com ações de isolamento de praças, academias ao ar livre e pracinhas do Município
Patrulha da Máscara esteve presente nas ações e conversou com a população sobre a importância de seguir com cuidados contra a Covid-19
Para garantir o cumprimento do distanciamento controlado mediante a prevalência da bandeira vermelha em Santa Maria, a Prefeitura, por meio da Guarda Municipal e da Fiscalização Municipal Integrada, lacrou praças, academias ao ar livre e pracinhas do Município. As ações ocorreram de sexta-feira (4) a esta segunda-feira (7). A Patrulha da Máscara acompanhou a iniciativa e conversou com as pessoas que estavam nestes espaços, reforçando a importância de seguir com os cuidados em combate à Covid-19.
A Fiscalização Municipal Integrada e a Guarda Municipal colocaram fitas de restrição e avisos à população informando sobre a decisão, que obedece ao decreto estadual. A proibição é a de permanência de pessoas em locais públicos abertos sem controle de acesso. Assim, bancos, brinquedos e equipamentos das academias ao ar livre foram isolados a fim de coibir o uso. Em algumas pracinhas, os brinquedos também foram erguidos para não ficar ao alcance das crianças.
“Os locais não serão fechados completamente, apenas isolados os brinquedos, bancos e itens das academias para inibir aglomeração e porque não tem como ficar higienizando toda vez que é usado. Precisamos, e muito, da compreensão e apoio da população. Estes cuidados e zelos são em prol de todos. Passamos em locais que tinham sido isolados e que já estavam sem a sinalização. Recolocamos algumas placas e refizemos os isolamentos danificados”, reforça o superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro.
Alguns dos locais isolados são as praças do Mallet, dos Bombeiros, do Caridade, do Fórum, ao lado do Museu de Artes de Santa Maria (MASM), entre outras. A frente de trabalho também lacrou bancos, brinquedos e academias ao ar livre dos bairros, como Nonoai, Santa Marta, Camobi e Dom Antônio Reis.
PATRULHA DA MÁSCARA
Com o objetivo principal de orientar as pessoas sobre os riscos de proliferação da Covid-19, a Patrulha da Máscara atuou, neste sábado (5) e domingo (6), em conjunto com a Fiscalização Municipal Integrada e a Guarda Municipal. As equipes percorreram áreas centrais e bairros de Santa Maria, esclarecendo sobre os cuidados e as medidas de higiene na prevenção ao coronavírus.
Conforme o secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Marco Mascarenhas, o movimento nas ruas e praças durante os dias foi abaixo do esperado. As pessoas abordadas ouviram as orientações e, quando solicitadas, passaram a usar a máscara de proteção facial ou fizeram correção do item, tapando bem o nariz e a boca.
As ações ocorreram no Bairro Centro, como no Calçadão Salvador Isaia, na Rua do Acampamento e no Parque Itaimbé, além das praças Saturnino de Brito, Saldanha Marinho, João Pedro Menna Barreto (Bombeiros), do Rosário e Mallet. As equipes também percorreram os bairros Nonoai e Tancredo Neves, ao longo da Avenida Paulo Lauda, e a área central do Bairro Santa Marta. Também circularam pela Vila Jóquei Clube e na região dos quartéis. E ainda, em Camobi, ao longo da Avenida Evandro Behr e Avenida Roraima.
Denúncias de descumprimento das medidas podem ser feitas à Guarda Municipal pelos números 153, (55) 99217-8122, 99167-4728 e 99167-8452 (os celulares, somente via WhatsApp). A Superintendência da Guarda Municipal enfatiza que esses números são exclusivos para o registro de denúncias.
Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria