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04/03/2021 04/03/2021 20h36m

Central de Matrículas comunica prazo para efetivação de matrículas na rede pública de ensino


Imagem: Camillo Licinio

Pais e responsáveis devem entregar documentação na escola, mediante agendamento, para confirmar vaga do aluno

A Central de Matrículas de Santa Maria comunica que pais e responsáveis que solicitaram vagas para a rede pública de ensino entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), e foram contemplados, devem efetivar a matrícula até o dia 12 de março. O prazo é válido para as escolas estaduais e municipais e para os ensinos Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Para efetivar, é preciso entregar toda a documentação requerida (confira mais abaixo) diretamente na escola de designação, mediante agendamento prévio com o colégio. Caso não ocorra a efetivação dentro do prazo, o aluno perderá a vaga.

Mesmo com a bandeira preta, as Escolas Municipais atendem em regime de plantão, porém, cada uma tem autonomia para organizar seus horários. Ainda assim, é preciso agendar dia e horário com a instituição de ensino para a entrega dos documentos. O site da Prefeitura disponibiliza telefones, endereços e e-mails institucionais das escolas da Rede Municipal de Ensino.  

Mesmo que o ano letivo 2021 da Rede Municipal tenha começado nesta segunda-feira (1º), os pais ou responsáveis devem efetivar a matrícula até o dia 12 de março, pois a Seduc disponibilizou o resultado das solicitações no último domingo, 28 de fevereiro. Para saber se o pedido foi contemplado, é preciso acessar o site da Seduc e preencher as informações solicitadas.

NO AGUARDO DE VAGA
A Central de Matrículas informa que os candidatos que se inscreveram em tempo hábil, para qualquer ano do Ensino Fundamental ou Médio da rede pública de Santa Maria, e que ainda não foram contemplados com vaga, devem aguardar. O que pode ocorrer é a escola solicitada na referida inscrição não ter vagas suficientes para suprir as demandas. 

Nesses casos, a Central de Matrículas vai contatar as famílias para fazer os encaminhamentos necessários. Se uma situação dessas ocorreu com aluno que pediu vaga na Rede Municipal de Ensino, visto que o ano letivo começou de forma remota nesta segunda-feira (1º), a orientação é que o estudante acompanhe as atividades escolares da instituição de origem até que a Central analise o caso. O órgão salienta que nenhuma criança ou adolescente ficará sem vaga.

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) estão em contato com a Central de Matrículas para organizar a situação de vagas da rede pública de ensino de Santa Maria. Vale ressaltar que a Rede Municipal de Ensino não atende ao Ensino Médio. Essa modalidade de ensino é de competência da Rede Estadual.

SEGUNDA ETAPA
Todos os candidatos que solicitaram vaga para a rede pública na segunda etapa, seja para ingresso ou transferência, deverão aguardar o resultado por e-mail a partir do dia 15 de março. Pois, nesta fase, serão acomodados todos os pedidos da primeira etapa.

Dúvidas sobre as três modalidades de ensino (Fundamental, Médio e EJA) podem ser sanadas pelo e-mail central-santamaria@educacao.rs.gov.br, ou pelos telefones (55) 3219-3338 e 3217-7058, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. A Central de Matrículas também atende pela página no Facebook

PARA EFETIVAR A VAGA
– Período: até o dia 12 de março
– Quais modalidades de ensino: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA)
– Como fazer a solicitação: entregar a documentação requerida na escola de designação
– Quais os documentos:
• RG ou certidão de nascimento e CPF do aluno
• Documento de identificação, com foto, e CPF dos responsáveis
• Comprovante de residência em nome do responsável legal
• Algum outro documento solicitado pela escola
– Como contatar a escola: no site da Prefeitura, estão divulgados os telefones e endereços, bem como os e-mails institucionais 

TIRA-DÚVIDAS
– Central de Matrículas
• Pelo e-mail central-santamaria@educacao.rs.gov.br
• Pelos telefones (55) 3219-3338 e 3217-7058, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h
• Pela página no Facebook 

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Imagem: Camillo Licinio
Superintendência de Comunicação

Prefeitura Municipal de Santa Maria

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