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12/03/2021 12/03/2021 18h20m
Referência para atendimento de pacientes com Covid-19, UPA atende com 100% de lotação
Prefeitura mobiliza esforços na organização do fluxo de triagem e viabilização de equipamentos e leitos
A Unidade de Pronto-Atendimento 24h de Santa Maria, porte III, atende além do limite de sua capacidade os casos de Covid-19. Nesta sexta-feira (12), o índice de ocupação estava em 100%, com nenhum leito disponível entre os 11 do local. Durante a semana, houve registro superior a 150%. Devido à gravidade da situação dos casos de Covid-19 atendidos na UPA, quando se esgota a lotação dos leitos disponíveis, os casos menos graves estão sendo colocados na sala de nebulização até que seja liberado o leito na sala de observação. A previsão é que, nos próximos dias, a Prefeitura coloque em funcionamento uma estrutura do lado externo da UPA para triagem de pacientes com sintomas de Covid dos demais casos clínicos.
“A dedicação da Prefeitura e dos demais serviços de saúde do Município tem sido integral. A UPA conta com um respirador novo emprestado do PA do Patronato para dar suporte aos casos moderados a graves, além de manter diálogo diário para buscar agilidade na transferência de pacientes para tentar minimizar a lotação dos leitos de urgência e emergência. Tudo para garantir melhores condições de tratamento aos pacientes e de trabalho aos profissionais”, explica o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas.
Desde a segunda-feira (8), foram registrados nove óbitos de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 na UPA. A situação da unidade não é diferente do que tem sido registrado em outras instituições de saúde do Estado. A UPA, que é administrada pela Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas), vem mantendo atendimento com sete médicos na linha de frente, cinco para atendimentos de adultos e dois para crianças, sendo que também são acionados para dar suporte fora da pediatria quando a demanda aumenta. A unidade virou referência para Covid, mas nunca deixou de atender outras doenças, que sobrecarregam ainda mais o atendimento o local.
“Gostaríamos de ressaltar a entrega e o esforço incansável dos nossos colaboradores que não medem esforços para proporcionar o melhor atendimento possível na UPA, mesmo diante um cenário de caos. Fazemos o melhor que podemos, não estamos medindo esforços para dar um atendimento de qualidade”, afirma a diretora da instituição, Liliane Pereira.
Para maior segurança dos pacientes que chegam até a UPA em busca de atendimento, a Prefeitura, em parceria com a Sefas, trabalham para viabilizar um novo espaço de triagem de pacientes. Ainda, o Hospital Casa de Saúde, que também é administrado pela Sefas, aumentou de 11 para 14 leitos clínicos para tratamento da Covid. A Casa de Saúde integra a rede pública de saúde e presta atendimento 100% SUS.
Superintendência de Comunicação e Tempórea Comunicação
Prefeitura de Santa Maria