06/04/2021 06/04/2021 09h46m

Prefeitura organiza logística de vacinação contra a Covid-19 para trabalhadores de farmácias

Empresas tem de fazer levantamento do número de profissionais para que as doses contra a Covid-19 sejam dispensadas

Representantes do Município e de farmácias e drogarias de Santa Maria participaram de reunião online, na manhã desta terça-feira (6), para debater a vacinação contra a Covid-19. Trata-se do avanço dos grupos prioritários aptos a receberem a dose, como recepcionistas, atendentes, gestores, entre outros, conforme a resolução 61 da Comissão Intergestores Bipartite (disponível abaixo) e o Plano Nacional de Imunização (PNI).

“Precisamos contar com a colaboração dos representantes das farmácias para poder avançar ainda mais na vacinação. Sabemos do risco que todos estão correndo por receberem pessoas contaminadas em seus estabelecimentos e, por isso, esta ação se torna ainda mais importante neste momento”, reforça o prefeito Jorge Pozzobom que participou da reunião online.

O pedido para as farmácias e drogarias é que façam, de forma célere, uma relação de nomes dos trabalhadores de cada estabelecimento e que se encaixam na resolução, uma vez que os profissionais liberais da saúde, com graduação e técnicos, já foram contemplados. A partir do número de pessoas que consta em cada lista é que será avaliada a melhor ação e o quantitativo a ser retirado por cada local.

“A previsão é de que as empresas que tenham abaixo de 10 trabalhadores para serem vacinados, seja organizada uma ação específica, com aplicação em unidade de saúde. Para os demais locais, os representantes vão retirar as doses no Setor de Imunização da Prefeitura e aplicar as vacinas em seus locais. Em função do quantitativo de doses, neste primeiro momento, nem todos serão contemplados. Mas novas doses serão recebidas até que todos os listados sejam imunizados”, explica o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.

A reunião online também contou com a responsável pelo Setor de Imunização da Prefeitura, Cecília Pinheiro Pedro, que esclareceu dúvidas dos cerca de 30 representantes de farmácias e drogarias que participaram da iniciativa.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)

Centro Administrativo, Rua Venâncio Aires, 2277
Expediente externo: 7h30 às 13
Telefone: (55) 3921.7000 CEP: 97010-005

© Copyright 2021, Todos os direitos reservados.