Notícias
27/05/2021 27/05/2021 14h30m
Prefeitura se reúne com o Sindicato dos Professores Municipais para ouvir demandas da categoria
Pautas como imunização dos servidores da Educação da Rede Municipal e retorno das atividades presenciais foram o foco do encontro
Depois de anunciar, na quarta-feira (26), que dará início à vacinação dos trabalhadores da Educação das redes pública e privada já na próxima semana, começando pelos professores da Educação Infantil de Santa Maria, o prefeito Jorge Pozzobom e a secretária municipal de Educação, Lúcia Madruga, reuniram-se, no final da manhã desta quinta-feira (27), com representantes do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm). O encontro ocorreu no Gabinete de Governança, no Centro Administrativo, e teve como foco as reivindicações da categoria, que deflagrou greve ambiental, para a possibilidade de retorno das atividades presenciais na Rede Municipal de Ensino.
Pozzobom reforçou que sabe do pedido de que os profissionais da Educação sejam imunizados e salienta que o Executivo Municipal trabalha para atender a essa demanda a partir da próxima semana. Contudo, ele pontua que não há como apresentar um calendário de vacinação, como foi solicitado pelo Sinprosm, pois as ações de imunização dependem do recebimento de doses da vacina.
“Nós vamos abrir a vacinação aos professores, mas precisamos trabalhar com a realidade. Só vamos poder organizar calendário assim que tivermos ideia da real demanda, porque tem profissional da Educação que já se vacinou em outro grupo. Também dependemos de ter as doses do imunizante na cidade. Mas, este canal de diálogo vai estar sempre aberto entre a categoria e a Prefeitura”, ressaltou o prefeito.
A secretária de Educação, Lúcia Madruga, falou aos representantes do Sinprosm sobre todo o auxílio prestado pelo Executivo Municipal em relação aos protocolos de saúde e segurança e reforçou que seguirá prestando esse apoio. Nesse contexto, há repasse de equipamentos de proteção individual (EPIs), máscaras, álcool em gel, desinfetante e ajuda no serviço de limpeza.
“Esse encontro foi importante, porque, além de conversarmos sobre a imunização da categoria, conseguimos alinhar sobre esses detalhes, para mostrar que temos o suporte às escolas para um retorno mais seguro possível”, destaca Lúcia.
A coordenadora de Patrimônio e Organização do Sinprosm, Martha Najar, também avalia o encontro como importante e um ótimo momento de diálogo entre a categoria e a Prefeitura. Ela diz que muitos esclarecimentos foram apresentados na reunião, mas lembra que apenas uma assembleia da categoria pode definir sobre o fim da greve ambiental.
“Nós definimos pela greve em assembleia, vamos debater sobre os rumos dela em uma nova assembleia. E nós conversamos hoje com o prefeito que, mesmo com o fim da greve, o retorno dos professores à sala de aula não será imediato, vai depender da imunização das pessoas, ou seja, depois das duas doses. Nós vamos avaliar para termos uma nova assembleia, possivelmente, na próxima semana. De qualquer forma, ter esse canal de diálogo com a Prefeitura é muito benéfico para todos”, salienta Martha.
O procurador-geral do Município, Guilherme Cortez, também participou da reunião com o Sinprosm.
PELA VACINAÇÃO
A Prefeitura de Santa Maria ressalta que, desde janeiro, trabalha para estabelecer a prioridade legal de vacinação dos profissionais da Educação do Município.
Em abril, o Executivo Municipal, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), apresentou manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela vacinação contra a Covid-19 de professores e demais trabalhadores da educação pública.
Ainda, a Prefeitura sancionou, também em abril, a Lei Municipal 6531/2021, que estabelece prioridade para a vacinação contra a Covid-19 aos professores e demais trabalhadores da educação pública municipal, estadual e privada que têm contato direto com os alunos.
Contudo, o Município precisava aguardar para que essa prioridade fosse colocada nos planos de vacinação superiores, dos governos estadual e federal, a fim de que o Município não incorresse em ilegalidade jurídica.
Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria