Notícias
10/06/2021
137 condutores de motocicletas foram abordados em blitze educativas do Programa Vida no Trânsito
As ações ocorreram na noite desta quarta-feira (9), na RSC-287, próximo à rotula da UFSM, e na Avenida Medianeira, próximo à Basílica da Medianeira
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou mais duas blitze educativas do Programa Vida no Trânsito nesta quarta-feira (9). As blitze ocorreram das 19h30min até as 22h30min, tendo sido abordados 137 condutores de motocicletas, sendo 55 na RSC-287, próximo à rotula da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e 82 na Avenida Medianeira, próximo à Basílica da Medianeira.
As ações fazem parte do cronograma da Semana Municipal de Prevenção a Acidentes com Motociclistas, que começou no dia 1º de junho. Nos dois locais das ações na noite desta quarta, houve a distribuição de panfletos e uma conversa orientativa com os motociclistas sobre a necessidade e o cuidado que todos devem ter com a vida no trânsito. As blitze contaram com a participação da coordenadora do Programa Vida no Trânsito, da Secretaria de Mobilidade Urbana, Lucimar Garcia de Sá, da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU), da Brigada Militar e do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual.
Pela necessidade de alertar a comunidade santa-mariense sobre os índices de acidentes envolvendo condutores de motocicletas, o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, lembra que a programação da Semana Municipal de Prevenção a Acidentes com Motociclistas se estenderá por todo este mês de junho.
“É uma maneira de poder divulgar a importância da campanha e, assim, teremos a oportunidade de conversar e orientar um número ainda maior de motociclistas”, diz Ponsi.
Ações já realizadas
As primeiras blitze da campanha ocorreram no dia 1º de junho, tendo sido abordados 44 condutores de motocicletas, sendo 23 na Avenida Borges de Medeiros, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, e outros 21 que trafegavam na Rua Venâncio Aires, próximo à Avenida Rio Branco, no Bairro Centro. Já no dia 2, foram abordados 93 condutores de motocicletas, sendo 48 na Rua Silva Jardim, entre a Avenida Rio Branco e a Rua André Marques, no Centro, e outros 45 motociclistas que passavam pela Avenida Hélvio Basso, em frente à Secretaria de Mobilidade Urbana, no Bairro Uglione.
Conscientização no trânsito
Na manhã do dia 31 de maio, foram lançadas a Campanha Municipal de Segurança no Trânsito “Volte pra Casa”, que será realizada durante os quatro anos desta Administração Municipal, e a Semana Municipal de Prevenção a Acidentes com Motociclistas “Pare, pense! Respeite a vida!”, realizada neste mês de junho. O lançamento ocorreu no Itaimbé Palace Hotel, em ato que contou com todos os protocolos de segurança sanitária de prevenção ao coronavírus. Pela importância e a necessidade de orientar e dialogar com a comunidade santa-mariense sobre esse assunto, as campanhas de conscientização sobre segurança no trânsito devem ser permanentes para chamar a atenção da sociedade sobre os índices de acidentes que resultam em vítimas feridas ou mortas nas vias urbanas.
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria