Notícias
15/06/2021 15/06/2021 18h48m
Trecho que passa por obras na Avenida Borges de Medeiros recebe camada de asfalto
As intervenções na via devem ocorrer conforme o andamento dos serviços. A previsão de término é até o final desta semana se o clima permitir
O trecho que recebeu obra de micro e macrodrenagem na Avenida Borges de Medeiros, no Bairro Salgado Filho, em Santa Maria, avança em mais uma etapa. Durante esta semana, o trecho está recebendo a camada de asfalto. Para isso, as intervenções na via devem ocorrer conforme o andamento dos serviços, quadra a quadra.
Nesta terça-feira (15), Avenida Borges de Medeiros está bloqueada no sentido Centro-Bairro, com desvio na Rua Fernandes Vieira, e bloqueada também no sentido Bairro-Centro, com desvio na Rua Padre Manoel da Nóbrega. A empresa Conpasul, contratada pela Prefeitura por licitação, é a responsável pela sinalização no local, de modo que haverá monitoramento de equipes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU). Nesse trecho do bloqueio, o fluxo será liberado para o transporte coletivo, por isso, fiscais do Sistema Integrado Municipal (SIM) permanecerão no local para orientação dos usuários.
De acordo com o secretário de Estruturação e Regulação Urbana, José Antônio de Azevedo Gomes, a obra segue dentro do cronograma previsto.
“Após a conclusão do asfalto, haverá a revitalização da sinalização horizontal e vertical. Também devem ser feitos ajustes nas tampas de boca de lobo, além da reconstrução das calçadas e do paisagismo ao longo da avenida”, lembra o secretário Gomes.
O secretário explica, também, que dentro da reprogramação da obra, foi alargado em torno de 1 metro cada lado da avenida. Com isso, houve uma qualificação do espaço público, devido aos congestionamentos que ocorriam no local.
Sobre a obra
A obra de macro e microdrenagem, que tem por objetivo resolver os problemas de alagamentos enfrentados por motoristas e moradores em trecho da Avenida Borges de Medeiros, contempla a execução de drenagem pluvial, a pavimentação asfáltica e a sinalização viária entre a Rua Padre Manoel da Nóbrega e o meio da quadra formada pelas ruas Fernandes Vieira, Inspetor Goulart e Aristides Lobo. A obra está orçada em R$ 2.072.768,65, com recurso do Fundo Pró-Saneamento. A empresa Conpasul Construção e Serviços é a responsável pela execução dos serviços.
Os trabalhos tiveram início no dia 22 de outubro de 2020 com previsão para serem concluídos em 120 dias. Foi solicitado aditivo de prazo por mais 60 dias, em 27 de janeiro de 2021. Em abril, houve reprogramação de mais 90 dias. Os acréscimos de prazos foram necessários por haver readequações no projeto (drenagem, pavimentação e calçadas), bem como as interferências provenientes das redes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), em adutora de água e esgoto, que demandam mais tempo de serviço.
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria