Notícias

22/06/2021

Guarda Municipal de Santa Maria trabalha para evitar retirada de ferro da encosta do Arroio Cadena


Prefeitura de Santa Maria

Na tarde de segunda-feira (21), pessoas suspeitas de realizar essa prática foram orientadas a sair do local por uma guarnição do órgão de segurança, já que a atividade pode ser considerada crime ambiental

A equipe da Guarda Municipal de Santa Maria tem realizado rondas periódicas para combater a retirada irregular de ferro da encosta do Arroio Cadena. Na tarde de segunda-feira (21), por volta de 13h10min, uma guarnição foi até a Rua Borges do Canto, no Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, após ser acionada pelo Centro Integrado de Operação de Segurança Pública (Ciosp). Na ocasião, pessoas suspeitas que estariam trabalhando para coletar o material foram orientadas a deixar o local imediatamente. 

De acordo com informações do superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro, a extração de ferro do Arroio Cadena pode ser enquadrada como crime ambiental, pois altera a estrutura do solo ao redor. Ainda segundo ele, em geral, resíduos de ferro se acumularam na área ao longo dos anos, principalmente em função de atividades ferroviárias. 

“O ferro se transformou em uma espécie de borra, que fica nas margens do Arroio. As sucatas e os locais de reciclagem compram esse material. Estão extraindo das margens do barranco, abrindo buracos para retirar o material. Quando mexe na estrutura do terreno, configura-se uma situação de crime ambiental”, explica Cordeiro. 

A população pode colaborar com a fiscalização no local e, em caso de movimentação suspeita, fazer denúncia pelo telefone 153, direto com o Ciosp.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial