Notícias

20/07/2021 20/07/2021 17h30m

Prefeitura promove a 4ª Parada de Formação da Rede Municipal de Ensino de 2021 nesta quarta (21)


Arte: Gibran Carrazzoni e Eduardo Sendtko/Prefeitura

Nesta edição, serão utilizados dois itinerários: um voltado à formação profissional, e outro com ateliês temáticos

Com as mudanças na rotina devido à pandemia de coronavírus, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Educação, busca constantemente formas de manter as atividades do calendário da pasta. Assim, a 4ª edição das “Paradas de Formação da Rede Municipal de Ensino (RME)” será toda virtual para garantir a segurança sanitária dos participantes e ocorrerá nesta quarta-feira (21), das 8h às 18h. 

A edição é voltada para professores, merendeiros, auxiliares de serviços gerais, agentes administrativos e estagiários. Nesta Parada, serão dois itinerários: o Itinerário I, voltado à formação profissional, por categoria e segmento funcional; e o Itinerário II, formado por diversos ateliês temáticos, de livre escolha para todos os servidores.

O itinerário I começa às 8h, com a formação profissional para auxiliares de serviços gerais, com o tema "Higienização Escolar como princípio educativo", até as 9h. Já das 10h ao meio-dia, o foco é para os agentes administrativos com o tema "Rotinas administrativas, práticas e registros: como qualificar processos relativos à vida funcional dos servidores da educação". Enquanto isso, os estagiários da RME poderão fazer a capacitação profissional das 11h ao meio-dia com o tema "Protocolos sanitários no acompanhamento ao ensino presencial às crianças e estudantes".

A programação da tarde, do itinerário I, é das 16h às 17h, para os merendeiros, com o tema "Os cuidados na manipulação de alimentos para enfrentamento da pandemia e os protocolos sanitários". A 4ª Parada de Formação da RME encerra-se às 18h com a roda de conversa "Diversidade Cultural, Étnico Racial: Uma prática pedagógica para a justiça social", com as professoras Maria Beatriz Pontes, Débora Ortiz de Leão, Raquel Kurtz e o professor Felipe Costa.

Já o itinerário II inclui diversas temáticas e ocorre ao longo do dia. Cada ateliê conta com poucas vagas, e os profissionais da Rede Municipal de Ensino devem fazer inscrição prévia, diretamente com a equipe diretiva de cada escola. Apesar dessa programação paralela, a Secretaria de Educação solicita que os profissionais priorizem as atividades do itinerário I, pois os mesmos ateliês serão ofertados nas próximas edições das Paradas de Formação da RME, porém, as capacitações profissionais, não.

As “Paradas” ocorrem ao longo do ano e consistem no fato de que todos os professores e servidores da Rede Municipal de Ensino “parem as aulas por um dia” e voltem suas atividades para a formação profissional e humana. O objetivo é aprimorar os processos técnicos e qualificar capacidades em vários aspectos da atuação profissional. 

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Arte: Gibran Carrazzoni e Eduardo Sendtko/Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial