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21/07/2021

Retomada das atividades presenciais foi tema da 4ª Parada de Formação da Rede Municipal de Ensino


Imagem: Reprodução/Prefeitura

Nesta edição, foram utilizados dois itinerários: um voltado à formação profissional, e outro com ateliês temáticos

Com as mudanças na rotina devido à pandemia de coronavírus, o ensino híbrido, com atividades presenciais e remotas, é uma realidade cada vez mais presente nas instituições de ensino de Santa Maria. A modalidade já é vivenciada por algumas escolas da Rede Municipal de Ensino (RME), e outras instituições se preparam para receber os alunos presencialmente. Esses cuidados são necessários para garantir a segurança sanitária de todos, e o assunto foi o foco da 4ª Parada de Formação da RME, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, nesta quarta-feira (21).

A 4ª edição foi toda virtual e voltada para professores, merendeiros, auxiliares de serviços gerais, agentes administrativos e estagiários. Na abertura, a secretária municipal de Educação, Lúcia Madruga, destacou que o retorno presencial está cada vez mais próximo para as escolas que ainda estão em ensino remoto, e entende que a preparação é muito importante para este momento.

"É isto que estamos fazendo nas nossas escolas, nos preparando e retornando com toda cautela necessária. Eu recebo informações de como esse retorno está ocorrendo na Rede Municipal de Ensino, e é muito bonito de ver. O movimento que as escolas fazem e como mostram a compreensão de todos neste período. Desde o começo da pandemia, nossos alunos ficaram lá, do outro lado de uma tela, ou apenas como um nome em uma atividade que foi passada em um papel. Agora, nós estamos voltando a ficar do mesmo lado. E todos precisamos olhar para este cenário, que é importantíssimo, mas que exige cuidados pelo bem da comunidade escolar", salientou Lúcia.

As atividades desta Parada seguiram dois itinerários: o Itinerário I, voltado à formação profissional, por categoria e segmento funcional; e o Itinerário II, formado por diversos ateliês temáticos, de livre escolha para todos os servidores.

O itinerário I começou às 8h, com a formação profissional para auxiliares de serviços gerais, com o tema "Higienização Escolar como princípio educativo". Já das 10h ao meio-dia, o foco foi para os agentes administrativos com o tema "Rotinas administrativas, práticas e registros: como qualificar processos relativos à vida funcional dos servidores da educação". Enquanto isso, os estagiários da RME fizeram a capacitação profissional, das 11h ao meio-dia, com o tema "Protocolos sanitários no acompanhamento ao ensino presencial às crianças e estudantes".

A programação da tarde do itinerário I, das 16h às 17h, foi para os merendeiros, com o tema "Os cuidados na manipulação de alimentos para enfrentamento da pandemia e os protocolos sanitários". A 4ª Parada de Formação da RME encerrou-se às 18h com a roda de conversa "Diversidade Cultural, Étnico Racial: Uma prática pedagógica para a justiça social", com as professoras Maria Beatriz Pontes, Débora Ortiz de Leão, Raquel Kurtz e o professor Felipe Costa.

Já o itinerário II incluiu diversas temáticas e ocorreu ao longo do dia. Essa programação paralela será ofertada novamente nas próximas edições das Paradas de Formação da RME com os mesmos ateliês. As “Paradas” ocorrem ao longo do ano e consistem no fato de que todos os professores e servidores da Rede Municipal de Ensino “parem as aulas por um dia” e voltem suas atividades para a formação profissional e humana. O objetivo é aprimorar os processos técnicos e qualificar capacidades em vários aspectos da atuação profissional. 

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Imagens: Reprodução/Prefeitura 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

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