Notícias

22/07/2021 22/07/2021 17h27m

Prefeitura de Santa Maria participa de ações de plantio de árvores com a 3ª Divisão de Exército


Guilherme Scapin Borges (Mtb: 18.470)

Trabalho faz parte da programação de aniversário da 3ª DE, que completará 113 anos em 6 de agosto de 2021

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, começou, nesta quinta-feira (22), a trabalhar junto ao Exército Brasileiro para o plantio de mudas de árvores nativas no Município. O plantio ocorre no Campo de Instrução de Santa Maria (Cism) e no Mantenedouro São Braz. A ação faz parte da programação de aniversário da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), que completará 113 anos em 6 de agosto de 2021. 

Ao todo, são 1,6 mil mudas a serem plantadas, das quais 650 foram doadas pela própria Secretaria de Meio Ambiente. O restante das árvores é originário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária do Estado, a antiga Fepagro, no distrito de Boca do Monte. 

“Vamos aproveitar a iniciativa para fazer o adensamento de mata ciliar em uma área próxima ao Arroio Cadena, no Cism, o que vai trazer inúmeros benefícios para o meio ambiente. Também faremos o chamado cortinamento vegetal no Mantenedouro São Braz, que já é um parceiro da Secretaria de Meio Ambiente, para aumentar e proteger a fauna que está resguardada no local”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Rocha. 

O secretário ainda explica que a Prefeitura vai proporcionar apoio técnico à 3ª DE no momento do plantio e, posteriormente, fará o monitoramento das mudas. A parceria serve, inclusive, para estreitar os laços entre o Município e o Exército Brasileiro. 

O chefe da Assessoria de Relações Institucionais e Estudo Estratégico da 3ª DE, coronel André Portela Batista, explica que a guarnição aproveitou a data comemorativa para contribuir com o meio ambiente. O pedido, segundo ele, partiu do próprio comandante da Divisão, o general Hertz Pires do Nascimento. 

“Aproveitamos o aniversário para estimular a preservação do meio ambiente. Todas as Organizações Militares na área de abrangência da 3ª DE irão realizar o plantio e a manutenção das mudas. Desta forma, poderemos deixar um legado ambiental para as próximas gerações”, explica o coronel Portela.

Também haverá ações de plantio nas dependências do 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e na Vila Militar. O trabalho deve se estender até a data em que se comemora o aniversário da 3ª DE, em 6 de agosto.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: Guilherme Scapin Borges (Mtb: 18.470) 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial