Notícias

23/10/2021 23/10/2021 16h00m

Prefeitura entrega 22 kits de prevenção em trabalho de cuidado com a saúde de profissionais do sexo


 Alex Caceres (Prefeitura)

Ação foi realizada pela Secretaria de Saúde na noite desta sexta-feira (22) em alusão ao Outubro Rosa e ao Outubro Verde, meses de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero e de conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis, respectivamente  

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma ação voltada à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e de câncer de mama e de colo de útero em profissionais do sexo. O trabalho ocorreu na noite desta sexta-feira (22), entre 20h e 22h30min. Ao todo, foram abordadas 22 mulheres, a maioria nos bairros Nossa Senhora de Fátima e Tomazetti. Além de conversar com as que estavam nas ruas, a equipe também percorreu casas noturnas. 

O grupo que fez o trabalho era formado por enfermeiros, residentes e acadêmicos da área da saúde. Na ocasião, as profissionais do sexo receberam kits de prevenção, com autotestes pra HIV, preservativos e folders com informações sobre as doenças. A equipe também ficou com o contato das mulheres para utilizar em uma ação posterior, que deve ser realizada na Policlínica José Erasmo Crossetti, em dezembro, também com o intuito de cuidar da saúde desse público. 

“Foi um trabalho de extrema importância, porque essas mulheres se sentiram valorizadas e cuidadas. Ter a presença de profissionais nesses espaços auxilia na prevenção de doenças, mas também estreita vínculos para que seja possível um cuidado efetivo”, avalia a responsável pela Política de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais de Santa Maria, a enfermeira Marcia Gabriela Rodrigues de Lima.

A iniciativa foi alusiva ao Outubro Rosa (mês de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero) e ao Outubro Verde (mês de conscientização e luta contra sífilis e sífilis congênita) e teve o apoio do vereador Rudys Rodrigues.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) 
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial