Notícias

27/10/2021 28/10/2021 10h46m

Prefeitura firma acordo inédito no Rio Grande do Sul com a empresa global IBM com foco na Educação


Arte: Gibran Carrazzoni/Prefeitura

A partir do programa IBM SkillsBuilds for Students, alunos e professores da Rede Municipal de Ensino terão acesso gratuito a cursos de habilidades técnicas e de trabalho

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Educação (Smed), formalizou, nesta quarta-feira (27), convênio com a IBM para a capacitação de professores e alunos da Rede Municipal de Ensino (RME). A assinatura do documento ocorreu durante a 7ª Parada de Formação da RME, e firma a participação do Município no projeto IBM SkillsBuilds for Students. O Município é o primeiro no Estado a fechar aliança com a IBM por meio deste projeto.

Nesta iniciativa, Prefeitura e IBM vão colaborar para capacitar professores e alunos em temas relacionados a tecnologias que ganham cada vez mais destaque no mercado e na sociedade, como Computação em Nuvem, Inteligência Artificial e outros, todos disponíveis na plataforma da IBM e com acesso totalmente gratuito. 

Para o prefeito Jorge Pozzobom, a global vem somar os esforços e investimentos da Prefeitura na Rede Municipal de Educação. Ele também agradece à IBM e reconhece o auxílio prestado pelo empresário Carlos Costabeber, que fez a interlocução entre Santa Maria e a empresa, junto com o CEO da Atos América Latina, Nelson Campelo.

“Investir na Educação é uma prioridade do nosso governo, em foco desde a gestão passada. E, agora, se soma a nós a IBM, essa gigante que vai fazer a capacitação dos nossos alunos, preparando-os para o futuro e o mercado de trabalho. Como eu sempre disse, o futuro começou agora. Muito obrigado, Carlinhos e Nelson! Muito obrigado, IBM!”, destaca Pozzobom.

A secretária de Educação, Lúcia Madruga, explica que cada módulo levará seis meses para ser completado. E, inicialmente, três escolas da Rede Municipal de Ensino recebem o projeto-piloto da IBM: EMEF CAIC Luizinho De Grandi, EMEF Francisca Weimann e EMEF Irmão Quintino. Nessas instituições, 75 alunos do 6º ao 9º da RME serão capacitados, bem como dez professores. Após a implementação da etapa piloto, está programado para ser expandido para novas escolas a cada semestre. 

“Santa Maria firma este acordo colaborativa com a global IBM para participar de um de seus programas de qualificação e capacitação mundial. Isso significa muito e reforça que nosso trabalho e esforço em prol da Educação do Município é reconhecido”, ressalta Lúcia.

Para a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM) Santa Maria, Maritê Moro Neocatto, a inovação que a IBM traz está na grade de cursos que oferece uma aprendizagem divertida e autodidata, seja para alunos ou os professores, com foco em auxiliá-los a se preparar para o trabalho de nível básico em tecnologia, tão requisitados no mundo atual.

“A IBM SkillsBuilds para Estudantes, oferece um catálogo de cursos, em que os alunos interessados em aprimorar os conhecimentos na área de tecnologia, poderão criar suas trilhas formativas, preparando, assim, para um futuro profissional. Já para os professores, são ofertados recursos gratuitos e melhorias de currículo, a modo de implementar a tecnologia para a vida em sala de aula”, pontua Maritê.

A Líder de Responsabilidade Social Corporativa para IBM Brasil e América Latina, Flávia Roberta Freitas, acredita em levar conhecimento a horizontes cada vez mais distantes, de modo que auxiliem as pessoas no caminho do crescimento pessoal e profissional.

“Nós da IBM acreditamos em conhecimento como moeda de valor. Por isso, criamos formas inovadoras de capacitar pessoas, que expandissem nossas quatro paredes e que impactassem a sociedade em geral. Com a Prefeitura de Santa Maria, nós estamos iniciando um projeto-piloto, que vai levar para os estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental conhecimentos em tecnologias emergentes e habilidades socioemocionais”, assinala Flávia.

Em todo o mundo, a IBM já firmou mais de 170 acordos com instituições de 30 países, sendo o Executivo Municipal de Santa Maria uma delas. O objetivo da IBM é capacitar 30 milhões de pessoas até 2030, para preparar profissionais de todas as idades, momento de carreira e condições sociais para as profissões do futuro.

Cursos do projeto IBM SkillsBuilds for Students:
Aptidões técnicas
– Computação na nuvem
– Inteligência artificial
– Blockchain
– Cyber-segurança
– Ciência dos dados
– Computação quântica
– Tecnologias emergentes

Competências no local de trabalho
– Agile
– Desing thinking
– Cautela
– Habilidades profissionais
– Prontidão para o trabalho

Expandir horizontes
– Sustentabilidade
– Princípios da concepção

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Arte: Gibran Carrazzoni/Prefeitura
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial