Notícias
08/11/2021 08/11/2021 19h53m
Prefeitura de Santa Maria e RGE promovem reunião com empresas compartilhantes sobre fios em postes
Na oportunidade, ficou definido que um mutirão será realizado em 11 de janeiro para remoção de fios em desuso e ajustes no cabeamento ativo. Objetivo do trabalho é proporcionar mais segurança para a população e melhorar o aspecto visual do Centro de Santa Maria
A Prefeitura de Santa Maria, em parceria com a concessionária de energia RGE Sul, promoveu, na manhã desta segunda-feira (8), no Itaimbé Palace Hotel, no Bairro Centro, uma reunião para tratar sobre a fiação nos postes da cidade. Representantes de 20 empresas compartilhantes, isto é, que possuem cabeamento nos postes da RGE Sul, foram convidados para o encontro. Na oportunidade, ficou definido que, até o fim deste mês, as empresas realizarão uma vistoria prévia nas redes de fios e que, em 11 de janeiro, haverá um mutirão para retirada dos cabos em desuso e ajustes nos cabos ativos. A ação começará pela Avenida Rio Branco.
Conforme o vice-prefeito Rodrigo Decimo, presente na reunião, com o passar dos anos, ocorreu um acúmulo de fios obsoletos nos postes localizados em via pública. Esse fenômeno impacta na segurança da população. O mutirão também fará ajustes na altura dos fios para evitar acidentes com pedestres ou caminhões com carga alta, por exemplo. Ao mesmo tempo, segundo o vice-prefeito, o aspecto visual do Município norteia o trabalho.
“Sabemos que existe um número bastante significativo de cabos em desuso. A tendência é que, devido às novas tecnologias, esse número aumente. Esse movimento também está relacionado a ações da Prefeitura no Centro Histórico Ferroviário e a necessidade de se atacar a poluição visual causada pelos fios”, complementou Decimo.
Ainda no encontro, a consultora de negócios da RGE Sul, Mari Lucia Santos, reforçou a importância do mutirão para a segurança da população.
“Agradecemos a pronta resposta dos compartilhantes que vieram participar da reunião. Essa união de esforços é fundamental, porque temos questões de risco à vida, devido à fiação mal colocada, com altura inadequada. Tenho certeza que esse trabalho será um sucesso. É uma parceria que é boa para as empresas e para o Município. As empresas vão liberar mais espaço para atuar com as novas tecnologias. Já o Município ficará cada vez mais bonito e seguro”, afirmou Mari.
Como representantes da RGE Sul, também participaram o coordenador de operações de campo, Cleber Cristiel Cezar, e o coordenador de obras, Anderson Machado. Pela Prefeitura, estiveram presentes o secretário de Inovação e Tecnologia da Informação, Tiago Sanchotene, o superintendente da Defesa Civil Municipal, Adão Lemos, e o coordenador da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jairo Rodrigues. Ao todo, cerca de 30 pessoas participaram da reunião. A maioria das empresas compartilhantes convidadas atua nas áreas de internet e telefonia ou são de outros ramos mas possuem estabelecimentos na Avenida Rio Branco.
Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria