Notícias
11/12/2021
Prefeitura apresenta estratégia de comunicação nas redes sociais em seminário promovido pela Famurs
Evento ocorreu em Porto Alegre nesta sexta-feira (10) e sábado (11), e reuniu mais de uma centena de profissionais da área de todo o Estado
As redes sociais possuem ferramentas que ajudam a fortalecer o relacionamento entre as pessoas e potencializam a comunicação e o engajamento do Executivo Municipal com a comunidade. Para debater estratégias nos meios virtuais e novas formas de comunicar boas mensagens, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) promoveu o 1º Seminário de Comunicação, que teve como tema “A inovação como ferramenta de desenvolvimento para o município”. Mais de uma centena de profissionais da área de comunicação de prefeituras e órgãos públicos participaram das palestras que ocorreram no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, na sexta-feira (10) e no sábado (11).
Representantes da Secretaria Extraordinária de Comunicação participaram do seminário. O secretário Ramiro Eisinger Guimarães e o diretor de criação da secretaria, Camillo Licinio, apresentaram “O Instagram como ferramenta de comunicação e o case da Prefeitura de Santa Maria que potencializou o número de vacinados durante a pandemia”, na tarde de sexta-feira.
“O número de seguidores no Instagram institucional deu um salto, tomou grandes proporções e saiu do meio virtual porque estamos em uma cidade com predominância jovem. Com o início da vacinação, pensamos numa estratégia de comunicar de forma leve e bem humorada, já que o assunto pandemia é complexo. Através de memes, que remetiam a fatos da época de cada idade, como filmes e músicas, encontramos a forma de trazer um pouco do saudosismo de um tempo e, assim, informar as pessoas sobre a vacinação. Além disso, outras ações institucionais também seguiram nessa ideia e viramos notícia no Jornal do Almoço, da RBS TV, em jornal impresso, e até fora do Estado”, explicou o secretário.
Guimarães observou que a equipe sempre trabalha de maneira muito responsável e, principalmente, procura saber onde está e para qual público estará falando. Para que as mensagens divulgadas do Instagram tivessem um alcance ainda maior, também foi utilizado o envio de mensagens via grupos de WhatsApp.
“Começamos a brincar mais e mais. Mas o perfil do Instagram da Prefeitura não é uma página de humor, mas, sim, uma página com humor. Além de focar na vacinação, outros assuntos também renderam memes, como a renegociação de dívidas e o furto de tampas de bueiros. Com essas ideias, queremos deixar o legado que o serviço que engaja é aquele repassado com leveza”, reforçou Ramiro.
Para Camilo, o mentor e idealizador dos memes, o que soma muito na hora da criação é poder contar com profissionais dentro da secretaria de Comunicação de diferentes idades.
“Com o pensamento coletivo e a bagagem cultural, juntamos os elementos da cultura pop antiga, saudosista. Assim, também surgiu um dos personagens que esteve mais em evidência durante o período da vacinação, a figura do estagiário. Ele foi aceito como o personagem que aparecia chamando para a vacinação. No processo de criação, independentemente do tema, é possível adequar o conteúdo com humor”, lembrou Camilo.
Estatísticas
Durante a participação, foram apresentados números que refletem o engajamento no repasse de informações com qualidade para a população:
- O Instagram é a 4ª rede social mais popular
- No Brasil, já são mais de 110 milhões de usuários
- Mais de 1.386 bilhões de usuários no mundo
- 65% de usuários entre 18 e 24 anos
Em Santa Maria:
A conta @prefeituradesantamaria teve crescimento de mais de 2.000% (entre março de 2020 e novembro de 2021)
- 15 milhões de pessoas (nos últimos 12 meses)
- 14 milhões de impressões (últimos seis meses)
- Média de 15 mil pessoas alcançadas por post
Programação
O Seminário foi voltado para as equipes de comunicação de prefeituras e órgãos públicos, jurídico das prefeituras, estudantes e profissionais de jornalismo, publicidade e relações públicas e setores que buscam inovação para as gestões. Nomes como Paulo Sergio Pinto, Rosane de Oliveira, Tulio Milman, Pedro Ernesto Denardin, Zeca Honorato e Rafael Bandeira ministraram palestras, contaram suas experiências nas áreas de atuação, conversaram com o público e deram dicas de como melhorar a comunicação da administração pública com os munícipes. Temas como relacionamento com a imprensa, impulsionamento nas redes sociais das prefeituras, mudanças nas campanhas eleitorais, legislação, big data e inteligência analítica serão detalhados em palestras e painéis.
Na abertura do evento, o presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, saudou a todos e destacou a importância da presença de prefeitos e assessores. “Conseguimos reunir os principais profissionais do mercado de comunicação neste evento da Famurs. O foco dessa iniciativa é proporcionar conhecimento, troca de experiências e relacionamento. Além disso, escolhemos fazer o evento no instituto Caldeira, por ser um dos melhores espaços de inovação e tecnologia do Brasil”, disse Eduardo Bonotto.
Para o coordenador técnico de Comunicação da Famurs, Voltaire Santos, o seminário é uma oportunidade para qualificar as equipes das prefeituras e desenvolver canais de relacionamento. “O nosso Seminário de Comunicação reúne os principais apresentadores, comentaristas e articulistas da imprensa gaúcha. Além disso, vamos apresentar os principais cases de comunicação e inovação produzidos pelas nossas prefeituras”, comentou Voltaire.
Durante a abertura do seminário, estiveram presentes as seguintes autoridades: o coordenador-geral da Famurs, Salmo Dias de Oliveira; o presidente do Instituto Caldeira, Pedro Valério; o presidente da Câmara Temática de Inovação e prefeito de Restinga Sêca, Paulo Salerno; o presidente da Frente Parlamentar de Inovação da Assembleia Legislativa do RS, deputado Marcus Vinicius Vieira de Almeida.
O seminário também contou com a participação de parte da equipe da Secretaria Extraordinária de Comunicação de Santa Maria: a secretária-ajunta Thaise Moreira, a chefe de gabinete Bibiana Fantinel, a superintendente de Comunicação, Manuela Vasconcellos, os jornalistas Joyce Noronha, Rafael Favero e Diniana Rubin, e a equipe de redes sociais Thaís Hoerlle, Igor Coutinho e Allysson Marafiga.
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Guilherme Pedrotti/Ascom Famurs e Prefeitura de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria