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14/12/2021 15/12/2021 14h44m

Prefeitura lança aplicativo para população acessar serviços públicos e notícias de Santa Maria


 Camillo Licínio

Disponível para os sistemas Android e iOS, ferramenta possibilita que contribuintes façam denúncias para a Guarda Municipal, registre problemas no trânsito e solicite consertos na iluminação pública, além de saber, em tempo real, quais são os bloqueios realizados em vias do Município

A população de Santa Maria tem mais uma plataforma para acessar os serviços da Prefeitura. As secretarias de Comunicação e de Inovação e Tecnologia da Informação lançaram o aplicativo de celular Santa Maria de Todos Nós, que já está disponível para download na Play Store, para Android, e na App Store, para iOS. Para encontrar o aplicativo, basta procurar por “Prefeitura de Santa Maria”. 

Por meio do aplicativo, que foi desenvolvido pela empresa Vigillare, além de ter acesso a notícias sobre o que ocorre no Município, os contribuintes poderão realizar denúncias para a Guarda Municipal, registrar problemas no trânsito relativos a semáforos danificados ou desligados e acidentes, solicitar reparos na iluminação pública, entrar em contato direto com a Ouvidoria, buscar protocolos e ter acesso às guias de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)

“Constantemente, procuramos maneiras de nos aproximar da comunidade e entregar um serviço público eficiente. O nosso aplicativo vem nesse sentido, de ampliar e facilitar o acesso das pessoas a serviços importantes. Caminhamos rumo à modernização cada vez maior da Prefeitura e da acessibilidade dos cidadãos”, afirma o vice-prefeito Rodrigo Decimo. 

Junto a informações relativas ao IPTU 2022, a nova ferramenta digital foi apresentada nesta terça-feira (14), em um café da manhã para representantes de veículos de comunicação, e está pronta para ser utilizada. Entre as novidades que a população poderá perceber logo que baixar o aplicativo, estão as atualizações em tempo real sobre alterações no trânsito. Sempre que ocorrerem bloqueios em vias do Município, em função de obras ou eventos, por exemplo, uma notificação será enviada para os celulares.

Outro aspecto que chama a atenção é a possibilidade de enviar fotos na denúncia para a Guarda Municipal. Com essa funcionalidade, o cidadão tem opções de fazer registros sobre dano ao patrimônio público, pichação, descarte irregular de resíduos e ocupações de áreas públicas. As denúncias também são georreferenciadas, o que facilita o atendimento da demanda por parte do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). 

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) 
Arte: Camillo Licínio
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

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