Inicial > Notícias > Especialistas da Gol Linhas Aéreas visitam...

Notícias

26/01/2022 26/01/2022 15h48m

Especialistas da Gol Linhas Aéreas visitam Aeroporto de Santa Maria e elogiam a estrutura do local


Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Companhia aérea começará a operar voos de Santa Maria para São Paulo no segundo semestre deste ano

A Prefeitura de Santa Maria recebeu, na manhã desta quarta-feira (26), a visita dos especialistas de infraestrutura da Gol Linhas Aéreas, Matheus Motta e Alexandre Toshio. A empresa passará a disponibilizar voos entre o município gaúcho e o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, em outubro deste ano. Depois de uma visita técnica no Aeroporto de Santa Maria, realizada nesta terça-feira (25), os representantes da companhia aérea fizeram elogios à estrutura do local e afirmaram que estudam a possibilidade de antecipação da data de início dos voos.

“Ficamos impressionados com a verticalidade da cidade, que tem avenidas largas e uma movimentação intensa. Ficamos impressionados com essa pujança. É nítido como a cidade é um farol para a região. Além disso, estamos pasmos com o excelente trabalho que foi feito até agora no Aeroporto. Merece reconhecimento. A qualidade da infraestrutura que vemos aqui não existem em qualquer lugar”, afirmou Motta durante reunião com a equipe da Administração Municipal. 

Em um primeiro momento, os funcionários da Gol estiveram no Gabinete do Vice-Prefeito, sendo recebido por Rodrigo Decimo, onde conversaram com ele, com a secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, com o secretário de Licenciamento e Desburocratização, Ewerton Falk, com a coordenadora de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Ana Paula Barros, com o superintendente de Operações Aéreas do Aeroporto, Aleques Martins, e com a gerente de Segurança da Aviação Civil do Aeroporto, Silvana Frasson. Logo após, o grupo se reuniu com o prefeito Jorge Pozzobom.

Durante a vistoria, Motta e Toshio, encarregados das análises de infraestrutura aérea e térrea, respectivamente, avaliaram questões operacionais como a capacidade da pista, a iluminação, o acesso ao aeroporto e as condições do terminal de embarque para o conforto dos passageiros. Ana Paula, que é responsável pelos projetos relativos ao Aeroporto, apresentou, na ocasião, os planos da Prefeitura para a ampliação do terminal. 

RECONHECIMENTO 

A secretária Ticiana Fontana contou sobre a busca da atual gestão por investimentos em melhorias estruturais. Conforme ela, em 2017, quando o Aeroporto de Santa Maria passou a ser de responsabilidade de pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, não havia nem ar-condicionado no terminal. Agora, os aparelhos, além da lanchonete e da higienização dos ambientes são fatores positivos considerados pela Gol, já que, de acordo com o relato dos próprios profissionais da companhia, nem todos os aeroportos do interior apresentam esses itens.

“A gente sai muito contente com a avaliação que a equipe técnica da Gol fez do nosso Aeroporto. Eles relataram que ficaram extremamente surpresos. Nós que estamos na gestão não ficamos, pois é um trabalho de cinco anos, desde quando assumimos pequenos detalhes para levar uma melhor experiência para os passageiros. E isso se reflete em avaliações. Nós somos o oitavo Aeroporto com melhor avaliação entre os índices da Azul (empresa que opera voos para Porto Alegre). Temos que reconhecer a qualidade técnica da equipe. A operação não apenas funciona, mas funciona com qualidade”, explica a secretária. 

Para Alexandre Toshio, o acréscimo de linhas aéreas da Gol “vem para concretizar um trabalho que já vem sendo feito. O profissional agradeceu o empenho da Prefeitura em evoluir os serviços áreas no Município. 

“Saber que temos infraestrutura, agilidade e conforto nos deixou de queixo caído”, enfatizou Toshio. 

DEMANDA ATENDIDA

Jorge Pozzobom garantiu aos funcionários da Gol que o Aeroporto de Santa Maria é uma das prioridades da gestão. 

“Quando me reúno com o vice-prefeito ou com os secretários, definimos o que é prioridade do governo. Podem ter certeza que o Aeroporto é uma delas. No futuro, vamos ter um Centro Histórico Ferroviário lindo para atrair pessoas de fora, temos a Base Aérea, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o segundo maior contingente militar do Brasil, o Recanto Maestro e as Termas Romanas em cidades vizinhas. Várias atrações. Estamos no Coração do Rio Grande e somos um eixo extremamente importante do Estado”, lembrou Pozzobom. 

Rodrigo Decimo também comemorou o fato de Santa Maria finalmente conseguir atender a demanda de voos. Ele está envolvido na busca por recursos para o Aeroporto de Santa Maria desde antes de ingressar na Administração Municipal, quando ainda era presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), entre 2016 e 2019. 

“A nossa UFSM demanda muitos pesquisadores e o próprio meio empresarial precisa desses voos. Ficamos felizes que, em 2022, poderemos atender essas demandas. Vamos envidar todos os esforços para termos esses voos o quanto antes”, considerou Decimo. 

Inicialmente, a frequência dos voos entre Santa Maria e São Paulo será de três a quatro vezes por semanas, com horários ainda não divulgados. O anúncio do início das operações da Gol foi feito em novembro, em cerimônia no Palácio Piratini, em Porto Alegre, oportunidade na qual Pelotas, Uruguaiana e Santo Ângelo também foram contempladas com voos regionais.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) 
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura) e Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial