Inicial > Notícias > Instalação de galerias avança em obra...

Notícias

11/02/2022

Instalação de galerias avança em obra de macrodrenagem realizada no Bairro Tomazetti


Colocação de tubos ocorre na esquina da Rua Alfredo Saccol com a Rua Catarina Parcianelo. Trecho com bloqueio está sinalizado

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, avança com a obra de macrodrenagem para resolver problemas crônicos de alagamentos em dias chuvosos em trecho do Bairro Tomazetti, na Região Sul do Município. A Brita Pinhal, empresa responsável pela obra, segue com a colocação de tubos na rede dupla de drenagem pluvial. O trabalho é realizado, atualmente, na esquina da Rua Alfredo Saccol com a Rua Catarina Parcianelo.

A Rua Alfredo Saccol é formada por três quadras, entre as ruas Norizonte Figueiró da Rosa e Ernesto Parcianelo, e a colocação de tubos se estenderá ao longo da via até chegar na Ernesto Parcianelo. Neste trecho, já foram executados 255 metros de rede dupla, ou seja, foram colocados 510 metros tubos. Ainda faltam ser instalados em torno de 100 metros de tubulação de rede dupla até chegar à Rua Ernesto Parcianelo. No local, a macrodrenagem é constituída por estruturas com maiores dimensões, sendo projetada para captar e conduzir as águas pluviais. 

Os serviços iniciaram na Rua David Ribeiro, a partir da BR-392, seguiram pela Rua Norizonte Figueiró da Rosa e avançam pela Rua Alfredo Saccol. Nesses locais, onde a macrodrenagem já foi concluída, foram instalados cerca de mil metros de tubos. 

Macrodrenagem

A obra de macrodrenagem que ocorre no Bairro Tomazetti é um pedido antigo dos residentes que sofrem com constantes alagamentos. O investimento do Executivo Municipal é de R$ 2.577.560,55 com recurso do Fundo Pró-Saneamento. As melhorias contemplam a construção de galeria pluvial em quatro ruas: David Ribeiro, Norizonte Figueiró da Rosa, Alfredo Saccol e Ernesto Parcianelo. Além da drenagem pluvial, está prevista a recuperação do pavimento dessas quatro vias.

A obra teve início em outubro de 2020. A previsão era de que os serviços fossem concluídos em até 150 dias. Porém, os trabalhos tiveram de ser paralisados no final de fevereiro de 2021 por falta de material em função da pandemia. No mês de abril do ano passado, a situação começou a normalizar e a empresa recebeu material suficiente para dar continuidade aos serviços. Com isso, houve o aditivo de prazo de mais 90 dias. Por ser uma obra complexa, houve a necessidade de um novo aditivo em 23 de dezembro de 2021, com prorrogação contratual de mais 120 dias para que os serviços sejam concluídos. A previsão é de que a obra siga até o mês de abril deste ano.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial