Notícias
11/02/2022 14/02/2022 09h40m
Prefeitura mapeia cerca de 80 pontos de risco do Município em material a ser usado pela Defesa Civil
Elaborado pela Diretoria de Informações do Instituto de Planejamento (IPLAN), o mapa vai auxiliar o setor no planejamento de ações estratégicas
A Prefeitura, por meio do Instituto de Planejamento (Iplan), desenvolveu o Mapa Setorial das áreas de risco de Santa Maria e entregou o material à Defesa Civil Municipal, nesta quinta-feira (10). O documento mostra cerca de 80 pontos do Município que são áreas de risco de deslizamento de terra, alagamentos, entre outros.
“O mapa é importante para mantermos um histórico do que já foi feito, do que funcionou, o que ainda precisa ser feito ou de um lugar que recebeu serviço e não teve o problema solucionado para pensarmos como podemos fazer. Este é um mapeamento constante, mas termos o visual destes pontos, em um documento, é de grande ajuda”, esclarece o superintendente da Defesa Civil Municipal, Adão Lemos, que recebeu o mapa.
O objetivo da iniciativa é facilitar o processo de planejamento do gestor com um olhar mais amplo sobre o território. O material foi entregue na sede da Defesa Civil. Além do mapa físico o Iplan também disponibilizou em formato digital.
“Essa integração entre as secretarias e a Autarquia é fundamental para pensar na Santa Maria do futuro. Este é o novo Ipan”, destaca a diretora de Informações do Instituto, Leila Fernandes.
Participaram do ato, pelo Iplan, além da diretora, o vice-presidente do Instituto, Eduardo Mielke, e as técnicas Rosana Trevisan e Analissa Prado. Esta foi a terceira entrega feita pela autarquia deste tipo de material.
A primeira foi para a Secretaria de Esporte e Lazer, com o mapeamento de áreas de lazer e esporte do Município. A segunda foi para a Secretaria de Desenvolvimento Social e ilustra onde estão os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e as cozinhas comunitárias, além de toda a infraestrutura operacional da pasta. Outras entregas de mapas georreferenciados estão programadas para ocorrer ainda no primeiro semestre de 2022.
Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria