Inicial > Notícias > Prefeitura inicia entrega de reservatórios de...

Notícias

16/02/2022 16/02/2022 17h35m

Prefeitura inicia entrega de reservatórios de água para famílias vulneráveis afetadas pela estiagem


João Alves (Mtb: 17.922)

Primeira localidade a receber as novas estruturas para armazenamento de água foi Arroio dos Veados 2, no distrito de Arroio Grande

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Defesa Civil Municipal, iniciou, na tarde desta quarta-feira (16), a entrega de reservatórios para comunidades afetadas pela estiagem. A primeira localidade a receber os equipamentos para armazenamento de água foi Arroio dos Veados 2, no distrito de Arroio Grande. 

“Estamos dando continuidade às ações pensadas em conjunto com a Defesa Civil Estadual, a Corsan, a Emater, o Exército Brasileiro, o Núcleo de Estudo de Eventos Meteorológicos Extremos e Mudanças Climáticas da UFSM e com a Vigilância Sanitária. É mais uma etapa do trabalho para amenizar os efeitos da estiagem para a população mais vulnerável”, explicou o chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, que acompanhou a distribuição dos reservatórios. 

Instalados nos pátios da casa dos cidadãos, os recipientes receberam água do caminhão-pipa da Defesa Civil Municipal imediatamente. Eles serão reabastecidos semanalmente. 

INVESTIMENTO DE MAIS DE R$ 80 MIL

Ao todo, a Prefeitura de Santa Maria adquiriu 49 reservatórios com capacidades para 1 mil, 2 mil, 2,5 mil, 3 mil, 5 mil e 15 mil litros de água. O investimento foi de cerca de R$ 84 mil, feito com recursos próprios. A entrega segue para os próximos dias e, até sexta-feira (18), vai contemplar, além de Arroio Grande, os distritos de Santo Antão e Boca do Monte. Mais distritos e bairros serão alcançados a partir da semana que vem. A água depositada pelo caminhão-pipa é para consumo humano, mas, paralelamente, a Defesa Civil Municipal tem feito entregas de água para hidratar a criação de animais. 

“A Defesa Civil Municipal não poupa esforços para que toda a estrutura necessária chegue à casa das pessoas que mais precisam. A equipe tem sido incansável para alcançar as comunidades do Interior. Na terça-feira da semana passada, dia 8, batemos o recorde, com 126 mil litros de água entregues em um dia somente. Isso nunca havia ocorrido. Além de levar os novos reservatórios, estamos substituindo os chamados IBCs, que eram reservatórios menores que conseguimos em parceria com a Coca-Cola. Os reservatórios adquiridos pela Prefeitura são mais adequados e não sofrem com a ação das altas temperaturas”, afirmou o superintendente da Defesa Civil Municipal, Adão Lemos. 

Uma servidora da Vigilância em Saúde da Prefeitura verifica a qualidade da água depositada nos tanques de armazenamento a partir do controle do pH. Também são distribuídos panfletos com orientações para os moradores realizarem a manutenção correta do recipiente. 

DEMANDA ATENDIDA

A dona de casa Albertina da Rosa Rodrigues, 20 anos, buscava água para a família na chamada “fonte do serro”. Porém, devido à falta de chuvas, até mesmo essa fonte secou. A família de Albertina já recebia água da Defesa Civil Municipal, mas tinha de se deslocar até um dos pontos de entrega. Agora, eles possuem um reservatório do pátio de casa, o que vai beneficiar um grupo de sete pessoas, entre elas uma idosa e uma criança. 

“A água da Defesa Civil é para tudo, para roupa, para louça, para banho e para a horta que temos ali nos fundos, que está muito prejudicada”, contou a dona de casa. 

A chegada do reservatório também é comemorada pela diarista Fabiana da Rosa Silva, 41 anos. Ela mora em uma casa com outras 11 pessoas, das quais oito são crianças e uma pessoa é idosa. 

“Eu tinha que buscar água no meu trabalho, que é longe. Agora ficou mais fácil, para fazer comida, para tudo. É muito satisfatório”, alegrou-se a trabalhadora. 

Os reservatórios são entregues com base em critérios técnicos e sociais. A localidade de Arroio dos Veados 2, por exemplo, recebeu a visita da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social em ainda de 27 de dezembro. Na ocasião, foram identificadas sete famílias em situação de vulnerabilidade social, as quais não tinham abastecimento de água potável. A partir das visitas em todas as localidades que serão contempladas, foram elaborados relatórios assinados por uma assistente social do Município. As estruturas de armazenamento ficam nas casas por tempo determinado, e os moradores assinam um termo de responsabilidades sobre elas. 
 
OUTRAS AÇÕES

Em outras frentes de trabalho, a Prefeitura de Santa Maria tem construído e reformado reservatórios naturais, isto é, no próprio terreno das propriedades rurais. Nesses casos, são utilizadas geomembranas para que a água não seja absorvida pelo solo. 

Além disso, o Executivo Municipal já solicitou ao Governo do Estado e à União recursos para mais investimentos, como para a construção de cisterna e microaçudes, fornecimento de serviços de máquinas para manutenção de vias não pavimentadas, equipamentos para apoio da agricultura familiar e envio de cestas básicas. Deputados e senadores também foram contatos pelo Gabinete do Prefeito para que auxiliem na obtenção de verbas para o combate à estiagem.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: João Alves (Mtb: 17
.922) 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial