Notícias
03/03/2022
Período para pré-cadastro de tutores que quiserem utilizar o Castramóvel se encerra nesta sexta (4)
Até o momento, 140 animais, entre fêmeas caninas e felinas, já foram inscritas
Esta sexta-feira (4) é o último dia para a população de Santa Maria realizar o pré-cadastro para utilizar os serviços do Castramóvel. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail castracao.sma@gmail.com ou presencialmente, o hall no Centro Administrativo Municipal (Rua Venâncio Aires, 2.277, Bairro Centro), das 9h às 13h. Nesta quinta-feira (3), ocorreu o primeiro dia de cadastramento presencial, com atendimento pela manhã até o início da tarde.
Em ambos os casos, é necessário enviar ou apresentar (no caso do pré-cadastro presencial) a ficha de inscrição preenchida (em anexo, abaixo), cópias da carteira de identidade, do CPF, do comprovante de residência e da folha resumo do Cadastro Único (CadÚnico), já que, como anunciado anteriormente, o Castramóvel atuará inicialmente com foco em famílias em situação de vulnerabilidade social. Também é necessário enviar ou apresentar uma foto do animal que receberá a intervenção cirúrgica. A documentação será avaliada pela Superintendência de Bem-Estar Animal para que a inscrição seja validada. O máximo permitido é de três animais (fêmeas caninas ou felinas) por família inscrita.
Até o momento, 140 animais foram pré-cadastrados, a maioria deles é de gatas e pertence a moradores dos bairros Noal, Nova Santa Marta e Parque Pinheiro Machado. Conforme a quantidade final de inscritos, um novo período para pré-cadastramento poderá ser aberto nos próximos meses.
QUANDO O CASTRAMÓVEL COMEÇA A FUNCIONAR?
O Castramóvel começará a circular por Santa Maria em 5 de abril e será operado pela empresa Ninagut Consultoria Veterinária, de Minas Gerais, vencedora da licitação lançada em janeiro. Os primeiros atendimentos, em abril, ocorrerão com tutores que possuem um grande número de animais, os chamados “acumuladores”, conforme levantamento que a Prefeitura de Santa Maria já possui. Depois, o Castramóvel começará a esterilizar os pets inscritos mediante cadastro online ou presencial. Na mesma oportunidade da castração, os animais serão microchipados – procedimento que incentiva a posse responsável e registra os dados do tutor, como nome, endereço e telefone, a fim de reunir informações que auxiliem em eventual perda, furto ou desaparecimento do pet.
A empresa realizará até 86 castrações por mês, em um total de 1.032 ao longo de 12 meses. As fêmeas caninas e felinas envolvidas nos procedimentos devem ter, no máximo, 8 anos de idade.
A Prefeitura de Santa Maria comunicará as datas e os horários das castrações posteriormente, entrando em contato com os cidadãos por ligação telefônica. O Castramóvel terá uma agenda de atendimentos por região da cidade, de acordo com os endereços dos tutores inscritos ou encaminhados pelas ONGs ou protetores independentes.
A Ninagut Consultoria Veterinária informou à Prefeitura que contratará profissionais de Santa Maria para trabalhar no Castramóvel. O trailer será puxado por um trator da própria Prefeitura, dirigido por um servidor público.
PROCEDIMENTO CIRÚRGICO
O procedimento será a ovariohisterectomia, que consiste na retirada dos ovários e do útero das fêmeas. O material cirúrgico, os anestésicos e os medicamentos ficarão sob responsabilidade da empresa contratada. Inicialmente, o Castramóvel será utilizado somente para fêmeas, pois elas costumam apresentar mais problemas reprodutivos, como tumores venéreos, infecções uterinas e neoplasias mamárias (câncer).
Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria