Notícias
08/03/2022 08/03/2022 16h07m
Prefeitura mapeia mais de 100 atrativos turísticos nas áreas urbana e rural de Santa Maria
Mapa georreferenciado, em versões impressa e digital, foi entregue pelo Iplan à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo na manhã desta terça-feira (8)
Você sabia que Santa Maria tem mais de uma centena de atrativos turísticos? Foi justamente com a intenção de reunir e organizar dados sobre o tema que o Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan) entregou, na manhã desta terça-feira (8), o mapa georreferenciado do turismo no Município, tanto na área urbana quanto na rural. A apresentação do material ocorreu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, no Centro Administrativo, pasta que forneceu as informações para a elaboração do trabalho. É a primeira vez na história que a Prefeitura conta com esse tipo de levantamento.
Assim como os mapas entregues anteriormente pelo Iplan para outras secretarias, sobre áreas de risco, regularização fundiária e espaços de lazer, a nova ferramenta do turismo não se restringe ao papel. O mapa também tem versão digital e é interativo, isto é, ao colocar o mouse sobre determinando local, o sofware mostra detalhes descritivos sobre o que é encontrado ali. O mapa, conforme adiantou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, será constantemente atualizado com novas informações turísticas, locais e eventos à medida que forem identificados pela equipe da Prefeitura.
Nesse primeiro momento, estão mapeados 38 hotéis e motéis, três parques urbanos, 14 pontos de turismo ecológico, 20 de turismo religioso, 27 patrimônios e museus e 13 eventos consolidados, a exemplo do Brique da Vila Belga, da Feira do Livro, do Viva o Natal e do Santa Maria Vídeo e Cinema, entre outros. No total, já são 115 atrativos identificados.
"Existe turismo em Santa Maria. Precisamos conhecer e reconhecer. O mapa é uma estratégia muito importante para auxiliar as estratégias que a gente já desenvolve. Todas as novidadades do turismo em Santa Maria serão adicionadas ao mapa, que é algo em constante movimento", afirmou Ticiana Fontana.
A secretária lembra também que a ferramenta mapeia com eficácia os locais atrativos do Centro Histórico de Santa Maria, região que tem tido atenção especial em projetos da atual gestão, como o Distrito Criativo. Além disso, ela informa que o mapa será disponibilizado no site Santa Maria Turismo.
O vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, acompanhou a entrega. Para ele, as ações de governo são mais eficazes quando baseadas em dados, como os reunidos nesse caso pelo Iplan e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
"Essa ferramenta tem um significado muito importante. Com informações precisas, conseguimos potencializar e alavancar nossas iniciativas. O mapeamento nos dá um norte para pensar em um turismo cada vez mais forte em Santa Maria", comentou Decimo.
O vice-presidente do Iplan, Eduardo Mielke, assim como as equipes do instituto e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo também participaram da entrega.
Texto e fotos: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria