Notícias
11/03/2022 11/03/2022 15h38m
Castramóvel recebe aval do Conselho Regional de Medicina Veterinária e está apto a funcionar
Início das castrações gratuitas deve ocorrer em 30 de março com base em cronograma que será divulgado pela Prefeitura de Santa Maria
O Castramóvel, veículo da Prefeitura de Santa Maria, administrado por meio da Secretaria de Meio Ambiente, recebeu aval do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS). Na manhã desta sexta-feira (11), o trailer adaptado passou por vistoria do fiscal Carlos Danubio Sensever.
“O Castramóvel atende às resoluções 962/2010 e 1275/2019, de nível federal, e está de acordo com as regras de controle populacional de animais e de condições estrutural, física e técnica. Portanto, ele está apto a funcionar”, garantiu o fiscal, que também é médico-veterinário.
O trailer está equipado com mesa para cirurgia, lavatório, armários, recipientes, monitor, balança, ar-condicionado e estrutura para que os animais se recuperem durante um breve período após o procedimento de esterilização. Parte desses itens foi instalado pela empresa Ninagut Consultoria Veterinária, responsável pela operacionalização, e o restante já estava no Castramóvel quando ele foi adquirido.
Acompanharam a vistoria o superintendente de Bem-Estar Animal, Alexandre Caetano, a médica-veterinária Patrícia Silveira, da Prefeitura, o secretário adjunto de Desenvolvimento Rural, Jair Binotto, o coordenador da agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine), Ronei Gamboa da Rosa, e o deputado estadual Dirceu Franciscon, que intermediou o envio de emenda parlamentar para a compra do Castramóvel junto ao então deputado federal Ronaldo Nogueira. Integrantes da equipe da Ninagut, que foram contratados em Santa Maria, também estavam no local.
O QUE É O CASTRAMÓVEL?
O Castramóvel é um trailer adaptado que será puxado por um trator. Ele será utilizado para a castração gratuita de fêmeas caninas e felinas. O trabalho iniciará com os chamados “acumuladores” de animais. Depois, o Castramóvel irá para o interior dos bairros para atender as famílias em vulnerabilidade social que se cadastraram até a semana passada. As inscrições já foram encerradas. Em oito dias, 217 famílias cadastraram 402 animais. A previsão é que o serviço comece em 30 de março, seis dias antes do prazo estipulado anteriormente.
Além de castradas, as fêmeas caninas e felinas serão microchipadas (procedimento que incentiva a posse responsável e registra os dados do tutor, como nome, endereço e telefone, a fim de reunir informações que auxiliem em eventual perda, furto ou desaparecimento do pet).
A Secretaria de Meio Ambiente ainda trabalha para organizar e, posteriormente, divulgar o cronograma de atendimentos, os quais serão regionalizados.
QUAL SERÁ O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO UTILIZADO?
O procedimento será a ovariohisterectomia, que consiste na retirada dos ovários e do útero das fêmeas. O material cirúrgico, os anestésicos e os medicamentos ficarão sob responsabilidade da empresa contratada. Inicialmente, o Castramóvel será utilizado somente para fêmeas porque elas costumam apresentar mais problemas reprodutivos, como tumores venéreos, infecções uterinas e neoplasias mamárias (câncer).
Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria