Inicial > Notícias > Prefeitura formaliza adoção para revitalizar a...

Notícias

17/05/2022 19/05/2022 14h49m

Prefeitura formaliza adoção para revitalizar a Praça Roque Gonzales com apoio de empresas


Ariéli Ziegler/PMSM

Previsão é de que as obras no espaço entre as ruas José Bonifácio e Pinheiro Machado comecem em cerca de um mês

Representantes da Prefeitura e de empresas assinaram, na manhã desta terça-feira (17), o termo de compromisso de adoção de área verde para a revitalização da Praça Roque Gonzales, no Centro de Santa Maria. A formalização se dá por meio da Secretaria de Meio Ambiente e das empresas Unicred Ponto Capital, Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo e Unimed Santa Maria. O prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado pelo vice-prefeito, Rodrigo Decimo, participou da solenidade.

“É um presente maravilhoso no dia do aniversário da cidade. É um gesto de amor pelos 164 anos da cidade o que essas empresas estão fazendo. Quando houve a proposta, fiquei encantado com o projeto. Aqui é o centro da saúde de Santa Maria, são milhares de pessoas que passam por aqui, que ficam nessa praça, que é uma das mais bem cuidadas pela comunidade”, afirmou o prefeito, que entregou uma placa de agradecimento aos diretores das empresas.

O projeto de revitalização da praça foi desenvolvido pelo arquiteto Claudio Gioda. A previsão é que as obras se iniciem dentro de um mês, com previsão de término ao fim de 2022. O investimento do grupo de empresas é de cerca de R$ 1 milhão.

O vice-prefeito, Rodrigo Decimo, relembrou o início das conversas com o grupo para o desenvolvimento do projeto e a importância da cooperação do setor privado com a Prefeitura para o desenvolvimento do Município.

“Fico duplamente feliz. Como vice-prefeito, acompanho o projeto desde o início e estamos dando mais um passo rumo à revitalização deste local muito importante. E como cidadão, fico muito feliz porque teremos mais um espaço moderno e renovado em nossa cidade. A Prefeitura tem um papel importante na realização das obras. Mas ela sozinha não avança como avança quando conta com parceiros como esses”, declarou Decimo.

O Secretário de Meio Ambiente, Guilherme Rocha, celebrou o sucesso do programa Santa Maria de Todos Nós que possibilita e incentiva que a população adote praças, parques, canteiros centrais, encostas das vias públicas e áreas verdes do Município

“Esse é um local muito especial, traz muitas lembranças a muita gente, inclusive a mim, que cresci em Santa Maria. É mais um momento importante que podemos celebrar no caminho de uma Santa Maria melhor, mais bonita e moderna”, afirmou.

O diretores das empresas adotantes para a revitalização, Flávio Brum, do Hospital de Caridade, Flávio Jobim, da Unicred, e Ernani Bülow, da Unimed, falaram sobre como a Praça Roque Gonzales é simbólica para a história das empresas e como faz parte da rotina do cuidado em Saúde no Município, já que no entorno do local, existem centenas de clínicas médicas. 

“É uma honra para nós estarmos dando esse presente para a cidade que tão bem acolhe nossa empresa e nossos colaboradores. Fazemos isso em nome de grandes médicos e personalidades de Santa Maria como Wilson Aita e Alcides Brum”, declarou Flávio Brum.

Flávio Jobim destacou o cuidado no desenvolvimento do projeto, que vai trazer modernidade e segurança à praça.

“É um momento gratificante para todos nós. O projeto foi desenvolvido durante 5 anos. Nossa empresa foi muito bem acolhida pela cidade. Queríamos, inicialmente, reformar a pracinha. Porém, o prefeito nos desafiou a revitalizar a praça toda. A população do hospital toda convive aqui. Vamos deixar o espaço à altura de Santa Maria, é um presente para a cidade”, prometeu o dirigente.

Para Ernani Bülow, a obra não representa somente uma empresa, mas um grupo de pessoas que trabalha e utiliza a Praça como descanso ou passagem todos os dias.

“Represento aqui os 776 médicos da Unimed Santa Maria. Estamos completando 50 anos e queremos retribuir o carinho que recebemos da população. A praça é o centro de onde acontece a grande parte do serviço em saúde do Município e merece esse carinho”, afirmou.

Obras

O engenheiro Claudio Gioda explicou que a obra deve começar dentro de um mês, pois o projeto está nos trâmites finais e faltam alguns ajustes de orçamento. No local, já é possível ver os tapumes e as imagens de projeção da praça.

“Faremos a revitalização total da praça, principalmente a pracinha que vai receber brinquedos novos, com acessibilidade, academia. Faremos uma nova casa para os taxistas, uma passarela coberta, a iluminação toda será mudada, teremos mais atrativos como um espaço com água para chimarrão e outras novidades”, explicou o profissional.

Durante seu discurso, o Prefeito deu espaço para a fala do vereador Admar Pozzobom (PSDB), que informou que ele e um grupo de vereadores que participaram da solenidade de assinatura do termo de adoção, vão propor um projeto para alterar o nome da praça para Astrogildo de Azevedo. Além dele, esteve representando a Câmara Municipal de Vereadores o presidente Valdir Oliveira (PT), Getúlio de Vargas (Republicanos) e Givago Ribeiro (PSDB).

Também participaram da cerimônia o procurador geral do Município, Guilherme Cortez, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, o secretário de Licenciamento e Desburocratização, Beloyannes Orengo de Pietro Júnior, o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Marco Mascarenhas, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa, o chefe de gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, o superintendente de Praças, Parques, Canteiros e Jardins, Roberto Dotto, e demais integrantes do Executivo Municipal.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)
Fotos: Ariéli Ziegler e João Alves (Mtb: 17.922)/PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial