Inicial > Notícias > Obra em Santo Antão vai garantir...

Notícias

02/06/2022

Obra em Santo Antão vai garantir abastecimento de água para famílias do Assentamento Marighella


Devido à estiagem em Santa Maria, nos primeiros cinco meses de 2022, a Defesa Civil Municipal já entregou quase 4 milhões de litros de água

Uma obra está em andamento para solucionar o problema da falta de água no Assentamento Carlos Marighella, no distrito de Santo Antão. O trabalho, executado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), teve início no mês de maio a partir da definição de prioridades da Prefeitura junto a um grupo de Trabalho Multidisciplinar, que uniu forças para resolver pontuais situações de falta de água no Interior do Município. Devido à estiagem em Santa Maria, a Defesa Civil Municipal já entregou quase 4 milhões de litros de água nos primeiros cinco meses de 2022 (lista completa abaixo).

O chefe de gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, explica que, diante da situação de estiagem, o Executivo Municipal apresentou um plano com ações que contempla, além da ligação de água com extensão de rede, a entrega de água, a distribuição de caixas d’água e de cestas básicas e a escavação de microaçudes.

“Aí está um exemplo concreto de resposta dentro um plano de ação de enfrentamento à estiagem, que foi construído com várias mãos. Em especial, agora, fica o nosso agradecimento à Corsan pelo serviço que vem executando para beneficiar as famílias que necessitam de água”, diz Lima.

A gestora da Corsan em Santa Maria, Andreia Zanini, explica que a canalização para levar água até o assentamento terá mais de três quilômetros de rede. A previsão de conclusão do serviço é para a segunda quinzena de junho. O investimento é de cerca de R$ 140 mil, com recurso próprio da estatal.

“Obras com estas características revelam o compromisso social assumido pela Corsan em Santa Maria. O abastecimento de água com qualidade e com regularidade é questão de saúde pública e, deste modo, a Corsan contribui para o desenvolvimento do Município. Nos últimos quatro anos, já executamos obras nos distritos de Pains, Arroio do Só (Tronqueiras), Santa Flora, São Valentim e Arroio Grande. As demais obras no Interior estão definidas no cronograma do Contrato de Programa”, explica Andreia. 

Após a conclusão da obra, estão planejadas ações de educação ambiental junto ao Assentamento Marighella, sendo uma oportunidade para conscientizar as pessoas sobre o uso racional da água e a importância da disponibilização de água tratada para a saúde de todos. Essa ação contará com o trabalho conjunto da Prefeitura e da Corsan.

Distribuição de água

As chuvas registradas em Santa Maria desde o início de março têm contribuído para o aumento do volume de água nas duas principais barragens que abastecem os santa-marienses, e a situação atual não exige racionamento. A barragem do DNOS, no bairro Campestre, está com o nível normal, que é de 12 metros. Já a Rodolfo Costa e Silva, que é a maior e fica no limite entre Itaara e São Martinho da Serra, está com aproximadamente 1 metro abaixo da sua normalidade. 

NÚMEROS DE 2022

Quantidade de água distribuída
- Janeiro: 969.220 litros
- Fevereiro: 1.226.350 litros
- Março: 692.500 litros
- Abril 462.600 litros
- Maio 604.000 litros

Dessedentação animal 439.000 litros
Consumo humano 3.515.670 litros
- Total nos cinco primeiros meses do ano: 3.954.670 litros

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial