Inicial > Notícias > Prefeitura de Santa Maria recebe levantamento...

Notícias

11/07/2022 11/07/2022 14h31m

Prefeitura de Santa Maria recebe levantamento técnico que irá subsidiar reforma da Gare


Alex Caceres (Prefeitura)

Documentos foram entregues na manhã desta segunda-feira (11) e farão parte do processo licitatório que ainda depende da conclusão de projetos complementares

A Prefeitura de Santa Maria recebeu, na manhã desta segunda-feira (11), o levantamento técnico completo da estrutura da antiga Estação Férrea, a Gare. O trabalho foi contratado pelo Município e servirá de base para a obra de revitalização do patrimônio histórico que começou a ser construído no final do século 19. Para que seja lançado o processo licitatório da reforma, ainda precisam ser concluídos os projetos hidrossanitário e elétrico e o Plano de Proteção Contra Incêndio (PPCI), providenciados pela Prefeitura de forma paralela. 

O levantamento técnico foi elaborado pela empresa Cristiane Leticia Arquitetura Ltda, contratada pelo Município há seis meses. O investimento foi de R$ 67.834,97. Entre os documentos, constam a identificação das danificações dos pavimentos (a plataforma de embarque, o pavilhão anexo e o abrigo das locomotivas), as orientações do que deve ser feito para corrigir essas chamadas “patologias”, dados históricos sobre a construção, o orçamento de uma futura obra e um guia com sugestões de uso para o local.  

A contratação de uma empresa terceirizada foi necessária porque a Prefeitura não dispõe dos equipamentos necessários para executar estudos de tamanha complexidade, afinal, a Gare é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). Ao mesmo tempo, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Maria (Comphic) acompanhou todo o trabalho. 

“Santa Maria é uma cidade ferroviária. Esse levantamento faz o resgate histórico da Gare. Portanto, teremos uma Estação Férrea linda para a nossa comunidade”, afirmou, na ocasião, o prefeito Jorge Pozzobom. 

Para o vice-prefeito Rodrigo Decimo, essa é mais uma etapa cumprida para que o Distrito Criativo Centro-Gare ganhe vida. A estrutura é um dos pilares da iniciativa de revitalização do Centro Histórico a partir da economia criativa. 

“Esses estudos são o sinal verde que precisávamos para avançar na restauração do prédio. Eles nos fornecem dados e parâmetros. Vamos manter o máximo da originalidade possível. E, além da reforma, vamos trabalhar para ter na Gare um espaço de cultura e lazer que seja efetivamente ocupado pela população”, explicou Decimo, que também recebeu o estudo. 

Os documentos entregues à Prefeitura são resultado do maior estudo já realizado na Gare a fim de garantir uma obra com efeitos permanentes. Além da recuperação das edificações, o escritório de arquitetura estabeleceu, inclusive, quais são as melhores condutas para preservar a obra, especificando até mesmo os produtos que devem ser utilizados na limpeza do local, por exemplo. 

O levantamento técnico também atualiza o projeto de revitalização que foi elaborado em 2014 pelo então Escritório da Cidade, atual Instituto de Planejamento (Iplan), mas que não chegou a ser executado. 

Também participaram da reunião de entrega do trabalho os secretários José Antônio Gomes, de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos; Rose Carneiro, de Cultura; Ramiro Guimarães, de Comunicação; e Marco Mascarenhas, de Administração e Gestão de Pessoas; o presidente do Iplan, Eduardo Mielke; o chefe de gabinete do Iplan, Astrogildo Brum; a arquiteta da Prefeitura Lidia Rodrigues, fiscal do contrato ao lado da colega arquiteta Priscila Quesada; e a arquiteta Cristiane Thies, proprietária do escritório de arquitetura contratado.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) 
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura) e Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial