Notícias
14/08/2022 15/08/2022 10h02m
Conecta Distrito movimentou a Vila Belga e reforçou o debate sobre empreendedorismo
Participantes conheceram experiências na economia criativa durante as atividades que integram o movimento Distrito Criativo
O movimento de estabelecer um Distrito Criativo no Centro Histórico de Santa Maria deu um grande passo neste final de semana. A primeira edição do Conecta Distrito ocorreu na sede da antiga Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea, na sexta-feira (12) e no sábado (13), e contou com a presença de empreendedores, artistas, educadores, entre outros em atividades de troca de experiências e de conhecimentos sobre a economia criativa, iniciativas sociais e preservação do patrimônio histórico. O evento contou com a presença do prefeito Jorge Pozzobom, do vice-prefeito, Rodrigo Decimo, e da secretária de Cultura, Rose Carneiro.
O vice-prefeito, que está na linha de frente do desenvolvimento do Distrito Criativo encerrou o evento agradecendo ao público e aos participantes.
“O que vimos aqui foi engrandecedor para termos ideia de como seguir em frente nesse projeto. Pudemos ver que Santa Maria pode e merece se desenvolver pela economia criativa. Saímos daqui mais encorajados e com mais informação e conhecimento”, afirmou.
Durante os dois dias de evento, 201 pessoas inscritas acompanharam as atividades. Entre os participantes e painelistas, estiveram o coordenador do Distrito C, o Distrito Criativo de Porto Alegre, Jorge Piqué, e o professor e coordenador do mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale, Cristiano Max.
“A economia criativa é um setor que cresce e vem se organizando. Os distritos criativos pelo mundo, sendo eles organizados ou não, mostram o potencial que o segmento tem de modificar a realidade das cidades ou das regiões onde se estabelecem. Em Porto Alegre nós temos essa caminhada. E o passar do tempo nos mostrou que o caminho de falar sobre e incentivar a economia criativa tem efeitos práticos na sociedade. Em poucos dias visitando Santa Maria, andando pelo Centro Histórico e conversando com as pessoas, pude ver esse potencial”, disse Jorge Piqué.
SANTA MARIA EMPREENDEDORA
Quem acompanhou o Conecta Distrito na sexta-feira e na manhã de sábado pôde conhecer mais de uma dezena de iniciativas santa-marienses de sucesso na economia criativa. Desde empreendedoras que comandam brechós e feiras, cursos de moda, ações que misturam empreendedorismo, sustentabilidade e ações sociais. Docentes e alunos da Universidade Franciscana (UFN) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estiveram presentes, mostrando um pouco dos projetos desenvolvidos por alunos e pesquisadores das instituições relativas à inovação e economia criativa.
O Conecta Distrito foi um espaço também para trocar conhecimentos e experiências com empreendedores de fora da cidade. O coordenador do Distrito C, o Distrito Criativo de Porto Alegre, Jorge Piqué, e o professor e coordenador do mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale, Cristiano Max, contaram como funciona a economia criativa e o desenvolvimento de distritos criativos pelo mundo e na capital dos gaúchos.
Além das palestras, o Conecta Distrito contou com duas bandas residentes que se apresentaram nos dois dias com intervenções. Na sexta, a cantora Daiane Diniz apresentou clássicos do Rock nacional e internacional; no sábado, o grupo Baile do Milho Verde animou o público com clássicos do forró e do reggae.
O Conecta Distrito foi encerrado com a realização da edição especial do Brique da Vila Belga e com uma festa no bar Left Rock Bar, que fica na Vila Belga.
O Conecta Distrito é uma ação do Distrito Criativo Centro-Gare, e teve patrocínio do Sebrae, Sindilojas, Sicredi e Sulclean. Apoio da Universidade Franciscana, Universidade Federal De Santa Maria, Muddã, Frei Pança, Brique da Vila Belga, Padaria Grão de Trigo e Feevale - RS Criativo.
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria