Inicial > Notícias > Para marcar comemorações, Fogo da Pátria...

Notícias

16/08/2022 16/08/2022 16h22m

Para marcar comemorações, Fogo da Pátria já está em Santa Maria e fica em vigília até 7 de setembro


Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Município é um dos 303 do Estado a receber a chama patriótica durante a 85ª Corrida do Fogo Simbólico

Santa Maria recebeu o Fogo Simbólico da Pátria na manhã desta terça-feira (16), no auditório do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, uma das instituições homenageadas neste ano. A solenidade contou com autoridades e comunidade escolar. O grupo Os Legendários, da Liga de Defesa Nacional, é responsável pela 85ª Corrida do Fogo Simbólico do Rio Grande do Sul, que começou na manhã de sábado (13), com saída de Porto Alegre para todo o Estado. Santa Maria recebe o símbolo patriótico em ato que marca o início das comemorações alusivas à Semana da Pátria no Município, que se encerra em 7 de setembro, Dia da Independência.

O prefeito Jorge Pozzobom recebeu a centelha acompanhado do representante da 3ª Divisão de Exército (DE), coronel Fernando Barcellos da Rosa; do representante da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), José Luis Vieira Eggres; do representante da Câmara de Vereadores, Givago Ribeiro; e de aluno do Instituto Olavo Bilac. Em seguida, a pira do Fogo Simbólico da Pátria de Santa Maria foi acesa. 

“Este é um momento muito feliz. Estamos retomando, depois de dois anos, a cerimônia do Fogo Simbólico com público, com as pessoas por perto. Neste período, sofremos prejuízos na Educação, enquanto os professores se esforçavam para manter o ensino remoto interessante e com o mínimo de danos ao aprendizado dos alunos. Fora isso, não pudemos fazer os nossos festejos, os desfiles. Agora, estamos aqui, comemorando e nos preparando para voltar à avenida e mostrar nosso orgulho como patriota, como gaúcho. Isso me deixa muito feliz”, destacou o prefeito.

A diretora da escola Olavo Bilac, Simone Marafiga De Grandi, se emocionou pela homenagem prestada à instituição de ensino, que sediou a cerimônia de recebimento do fogo simbólico a Santa Maria.

“Em nome de toda a comunidade escolar, agradeço a lembrança da homenagem ao Instituto Olavo Bilac e pela honra de a solenidade de recebimento do Fogo da Pátria ser em nossa instituição. Este ano, vamos completar 121 anos de fundação da escola e com muito orgulho vamos às ruas, nos desfiles, para mostrarmos o quão felizes estamos por este mais um século dando atenção às crianças e adultos de Santa Maria, por meio da Educação”, agradeceu Simone.

O Fogo Simbólico da Pátria de Santa Maria ficará no Instituto Olavo Bilac, em vigília, até 1º de setembro, quando será transferido para a Praça Saldanha Marinho, no Centro de Santa Maria. No local, seguirá sob cuidado até o Dia da Independência, 7 de setembro, quando será extinguido. 

Neste ano, as festividades têm como tema nacional, estadual e municipal o Bicentenário da Independência do Brasil. Em Santa Maria, o slogan é “Brasil: história e identidade; liberdade e soberania”, com destaques locais aos generais Valério Stumpf Trindade e Hertz Pires do Nascimento. O homenageado local é o senhor Fritoldo Helmuth Staggemeier. 

Os homenageados institucionais são: profissionais da área da saúde e demais trabalhadores no enfrentamento à Covid-19; Instituto de Estadual de Educação Olavo Bilac – há 120 anos a serviço da educação em Santa Maria; 50 anos de atividades da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisca Wiemann; 50 anos da EMEF Vicente Farencena; 55 anos da EMEF  Pinheiro Machado; 60 anos da EMEF João Batista; 65 anos da Escola Municipal de Educação Infanti (EMEI) Darcy Vargas; 50 anos Lions Clube Santa Maria Dores; 60 anos Lions Clube Santa Maria Itararé; 130 anos do 1º Regimento de Polícia Montada (RPMon); 50 anos da Base Aérea de Santa Maria (BASM), celebrados em 2021; 50 anos da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS), celebrados em 2020; e 65 anos do Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Piá do Sul. 

O grupo Os Legendários segue a entrega do Fogo Simbólico pelo Estado até esta sexta-feira (19). No total, 303 cidades gaúchas vão receber o símbolo patriótico este ano.

A cerimônia contou com a participação da Banda da 6ª Brigada de Infantaria Blindada. Além das autoridades já citadas, também participaram da solenidade o chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima; a assessora de Relações Interinstitucionais da Secretaria Municipal de Educação, Solange Mainardi; e o chefe da Seção de Comunicação Social do Comando da 3ª Divisão de Exército (DE), coronel Nei Leiria do Nascimento. Além deles, também estiveram presentes os representantes da BASM, tenente-coronel Ivan Fernandes Faria; do 1º RPMon, tenente Fernandes; da Brigada Militar (BM), tenente Carlos Alberto Glanzel; do Corpo de Bombeiros, tenente Renan Severo Berleze; da 13ª Região Tradicionalista (RT), Carla Pozzobon; da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Peterson Zaupa; e integrantes da Comissão Executiva da Semana da Pátria e Festejos Farroupilhas. 

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: 
Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
e João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial