Notícias
19/08/2022 19/08/2022 09h54m
Escola municipal Francisca Weinmann tem como ênfase formar uma grande família na comunidade
Com cinco décadas de atividades, instituição de ensino é uma das homenageadas da Semana da Pátria
“Fé, união e participação” é o lema da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisca Weinmann, que completa cinco décadas neste ano. Localizada na Rua Conselheiro Pereyron, na Vila Goiânia, é uma das instituições de ensino homenageadas deste ano na Semana da Pátria, realizada pela Prefeitura de Santa Maria, que começa em 15 de agosto e segue com as comemorações até 7 de setembro.
A escola leva o nome da professora que trabalhou por mais de 30 anos no Instituto de Educação Olavo Bilac. No local, Francisca Weinmann lecionou Cosmografia, estudo da astronomia que se preocupa com a descrição do universo, das estrelas, da lua e do sol, símbolos que representam a escola atualmente, junto com o arco-íris, representando a maneira que a escola quer ser vista pela comunidade: um local de luz e que guia os alunos.
Com um total de 306 alunos e 27 professores, a escola conta com aulas desde o pré-A, até o 9º ano do Ensino Fundamental. A diretora Nilse Weber, que está no cargo há 22 anos, conta que quando chegou na escola, em 2001, teve como compromisso reerguer a instituição. No início, não havia salas suficientes para as turmas de Ensino Fundamental e a Educação Infantil não estava implementada. Porém, a partir de um trabalho realizado com a Secretaria de Educação, foi conquistando reformas para mais conforto, segurança e ampliação da escola.
Reformas, ampliação e tecnologia para escola
Uma das primeiras reformas que ocorreu na escola foi a construção de mais salas, o que proporcionou, ainda, o Atendimento Educacional Especializado (AEE). O objetivo é elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as necessidades especiais.
Houve, ainda, a reforma do refeitório/cozinha para oferecer mais conforto aos alunos na hora das refeições. Na fachada da escola, também foram feitas revitalizações para atender as necessidades dos estudantes, passando a contar com um espaço para a sociabilização durante os intervalos de aula. A última reforma foi a revitalização de um dos pátios da escola.
Tecnologia e auxílio ao aluno
Uma das salas favoritas dos alunos é a de informática, já que nela, os alunos fazem atividades vinculadas à instituição, além de ampliar seus conhecimentos a partir da tecnologia. Um dos alunos que possui carinho pelo espaço é Maurício Vidal Menezes, de 15 anos, e que estuda na instituição desde 2017. Ele conta que, com a chegada da pandemia, teve muita dificuldade em ter acesso à internet e, por esse motivo, teria dificuldade para concluir as atividades propostas de maneira remota. Porém, pela escola ter adquirido a sala de informática, tanto o Maurício quanto outros estudantes tiveram a oportunidade de ir até a escola e usufruir dos computadores para realizar as atividades e concluir mais uma etapa de ensino.
A coordenadora pedagógica dos anos finais, Angélica Machado, conta que, mesmo com a pandemia e o ensino remoto, não houve nenhuma desistência de aluno nos estudos, e que a escola buscou, junto com a Prefeitura, auxiliar ao máximo os alunos.
Acolhimento e inclusão de alunos especiais
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisca Weinmann se tornou referência na região por abraças a causa da inclusão social na sala de aula. A diretora Nilse Weber se diz muito grata pela Prefeitura de Santa Maria dar todo o suporte necessário para esse acolhimento de alunos especiais.
“É perceptível a crescente da instituição na área de educação especial, e também percebo a maneira de como o Município vem se preocupando cada vez mais com as crianças com necessidades especiais. Fico feliz de ver que não estou sozinha nessa luta para a inclusão social, já que contamos com o apoio e o incentivo da Prefeitura”, relata a diretora.
Com a construção da sala do Atendimento Educacional Especializado, a escola possui, atualmente, uma educadora especial que acompanha os alunos e também uma orientadora vocacional. Por isso, houve grande procura de pais para matricular seus filhos na escola, justamente por ter esse suporte para esses alunos. A própria diretora conta que os pais se sentem acolhidos e seguros.
"Nós temos uma frase escrita no muro da nossa escola, que é a nossa marca, do nosso trabalho, da nossa gestão, que é: ‘Aqui formamos uma grande família!’, declara Nilse.
Convite para ser uma das escolas homenageadas
A diretora Nilse Weber relata, com emoção, o momento que soube que a escola seria uma das homenageadas para a Semana da Pátria. Ela ressalta que este prêmio veio por mérito de um trabalho de fé, união e participação, e que este também é um dos lemas da escola.
“Quando recebemos o convite para sermos homenageados, sentimos uma grande honra, uma alegria. Eu diria que esse presente é de toda a comunidade escolar. Nessa gestão de 22 anos, teria muita coisa para contar, mas o que mais eu entendo é a importância do trabalho democrático, de unidade, de saber ouvir todas as pessoas e que todos fazem parte dessa história e da construção de tudo que conquistamos”, disse a diretora.
Texto: Anna Clara Dorneles Tesche (estagiária do curso de Jornalismo)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria