Inicial > Notícias > Obra de revitalização do novo Calçadão...

Notícias

30/09/2022

Obra de revitalização do novo Calçadão avança e serviços já têm início no terceiro quadrante


Foto: Prefeitura de Santa Maria

Nesta etapa, também serão executados os trabalhos de escavação, reforços no pavimento, na rede pluvial, construção de caixas coletoras de esgoto e concretagem na área central e nas laterais próximas aos estabelecimentos comerciais

A obra de revitalização do novo Calçadão avança e o deslocamento dos tapumes nesta semana já modifica o visual do canteiro de obras. A continuidade da obra já tem início no terceiro quadrante. Nesta etapa, também serão feitos escavação, reforços no pavimento e na rede pluvial, construção de caixas coletoras de esgoto e concretagem na área central e nas laterais próximas aos estabelecimentos comerciais.

A Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, acompanha diariamente a execução dos serviços realizados por uma equipe da empresa Construtora Continental, responsável pela importante obra no Centro de Santa Maria. Assim como já ocorreu nos dois primeiros quadrantes, neste terceiro, os serviços começam com a remoção das lajotas e da laje de concreto no espaço. Após, haverá escavação e remoção do material. Também estão sendo feitas as novas ligações dos ramais de água pluvial dos prédios, além de nova rede de drenagem, com a execução do reforço do piso com pedra rachão e piso final em concreto. 

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, explica que a obra avança conforme o cronograma e, nesta semana, ocorre a quarta medição da obra, sendo que está com 37% dos serviços previstos já executados. Isso demonstra que a obra está adiantada, mas ainda é cedo para fazer projeções que esta fase termine bem antes do prazo de um ano. 

“A obra é permeada por alguns fatores que são surpresa, às vezes atrasam ou facilitam o andamento. Os serviços avançam neste novo quadrante com o preparo, reforço e concretagem, deixando os espaços para o novo mobiliário. A obra também está em ritmo acelerado para deixar o Calçadão da melhor maneira possível para o mês de dezembro, que é o mês principal para o comércio. É uma obra que continua apresentando surpresas com relação às ligações irregulares, principalmente de água e esgoto. Estamos sanando problemas crônicos envolvendo o escoamento da água da chuva e o esgoto pluvial, e a cada semana planejando, executando e acompanhando o avanço no sentido de minimizar os impactos para melhorar o espaço público, como barulho e concretagem. Assim, a obra vai adquirindo contornos de todo o projeto arquitetônico e urbanístico que prevê um shopping a céu averto”, avalia a secretária Ticiana Fontana.

Em partes do segundo quadrante, ainda ocorrem melhorias no trecho central do Calçadão e próximo aos estabelecimentos comerciais. Dois pontos, chamados de ilhas, ainda seguem fechados com malha de sinalização laranja. No mês de outubro serão feitos reparos e concretagem. Ainda no segundo quadrante, uma equipe executa a colocação do piso tátil de concreto que auxilia na locomoção de pessoas com deficiência visual. O local, que passa por obras, está sinalizado. A previsão é de que até a próxima semana, parte deste quadrante seja liberado para a circulação de pedestres. 

A OBRA

No trecho próximo à Caixa Econômica Federal, ou seja, no primeiro quadrante da obra, os serviços já foram concluídos e o espaço já está liberado para circulação dos pedestres. No piso concretado, ainda será feita uma paginação, isto é, um acabamento que deixará o visual mais moderno e em conformidade com o projeto estrutural e paisagístico que terá em toda a extensão do novo Calçadão.

A Construtora Continental, que é de Porto Alegre, mas tem sede em Santa Maria, é a empresa responsável pela parte do reforço estrutural do pavimento, do piso de concreto, da execução de uma tubulação pluvial, construção de floreiras. Ao final, será feita a colocação de bancos, de decks, das ilhas e do paisagismo. Os serviços iniciaram em junho deste ano e, conforme a licitação, a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em um ano, com mais dois anos de manutenção do espaço. O investimento do Município é de R$ 3.665.668,49.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086) e Prefeitura de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial