Inicial > Notícias > Prefeitura de Santa Maria retoma Conselho...

Notícias

01/02/2023 01/02/2023 09h30m

Prefeitura de Santa Maria retoma Conselho Municipal de Economia Solidária para tratar da Feicoop


Reunião com vice-prefeito marcou o início da preparação do evento marcado para 7, 8 e 9 de julho, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter 

A Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) de Santa Maria é uma referência mundial do segmento e movimenta centenas de produtores da região e milhares de visitantes locais e de outros estados e países. Na edição de 2022, foram mais de 140 mil participantes e mais de 500 expositores inscritos. Para a edição deste ano, os trabalhos já se iniciaram com a retomada da Comissão Municipal de Economia Solidária, grupo de trabalho que reúne as instituições envolvidas na preparação do evento, que está marcado para ocorrer de 7 a 9 de julho, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.

Na tarde desta terça-feira (31), o vice-prefeito Rodrigo Decimo, o chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, e os secretários João Chaves, de Desenvolvimento Social, e Rodrigo Menna Barreto, de Desenvolvimento Rural, receberam representantes da Universidade Federal de Santa Maria, Emater, Sicredi, Cresol e Projeto Esperança/Cooesperança para as primeira conversas sobre a produção da 29ª Feicoop.

Decimo reforçou que a economia solidária é uma bandeira que leva o nome de Santa Maria para o mundo, e a Prefeitura vai participar ativamente da produção da feira.

“A economia solidária é um dos símbolos de nossa cidade e nossa gestão está ao lado dos produtores do nosso Município. Temos a Feicoop, que é um evento consolidado e o conselho tem esse papel de dar um olhar especializado para que o evento ocorra da melhor maneira”, declarou.

Entre os assuntos levantados durante o primeiro encontro da comissão, estiveram melhorias na logística, na estrutura e na qualificação do sistema de estacionamento. Alexandre Lima destacou a importância de mapear os produtores para que se tenha ideia do tamanho da economia solidária de Santa Maria.

“Vamos dimensionar, em conjunto com as instituições relacionadas, a quantidade de famílias envolvidas, o quanto se produz nesse segmento, o que se produz, quais as necessidades desses produtores, para podermos desenvolver ações. Não temos dúvidas que é uma atividade vital para muitas famílias e tendo a visão do todo, poderemos agir de forma mais assertiva. E, também, se insere no nosso trabalho para mitigar a insegurança alimentar do Município”, explicou.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, falou sobre o trabalho da pasta no auxílio aos pequenos produtores e aos feirantes.

“Nossas ações são voltadas para dar esse suporte aos pequenos produtores de agricultura familiar com entrega de mudas de árvores frutíferas, alevinos, água potável agora nesse processo de estiagem. Também estamos padronizando os gazebos para que todas as feiras da cidade possam estar bem equipadas, protegendo produtos e produtores”, disse.

O secretário João Chaves também destacou a atuação do Desenvolvimento Social em atividades relativas à economia solidária e criativa.

“Em 2022, além de todo o trabalho de atendimento às pessoas que estão passando por dificuldades ainda por causa da pandemia e agora pela estiagem, também promovemos cursos de capacitação que possibilitam pequenos empreendedores a tocarem adiante suas iniciativas como os cursos de bolos e pães, dos biscoitos natalinos, corte e costura. Muitos desses alunos saíram da sala direto para o mercado de trabalho”, relembrou.

Também estiveram presentes na reunião, José Carlos Peranconi, do Projeto Esperança/Cooesperança, Ronaldo Pozzobon, coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional, Álvaro Lisboa, do Gabinete do Prefeito, Bruno Comaretto, da Coopercedro, Cláudio Cunha, da Emater, Lucas Ávila, da UFSM, e Alcione Claro, da Unicentral.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)
Foto: Ariéli Ziegler/PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial