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26/04/2023 27/04/2023 16h45m
População deve ficar atenta aos canais de denúncia de locais com condições de proliferar a dengue
Prefeitura reforça a importância de os moradores estarem atentos para evitar problemas de saúde públicas
Muito mais do que o monitoramento dos casos confirmados de pessoas com dengue, a Prefeitura de Santa Maria procura chamar a atenção para que espaços públicos e privados estejam com a limpeza de pátios em dia. A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, sendo que a principal forma de transmissão é pela picada. Em Santa Maria, conforme o boletim epidemiológico, são 189 casos confirmados e outros 317 em investigação.
Em função disso, a Prefeitura se vale de uma força-tarefa entre as secretarias, disponibilizando serviços online para denúncias e dúvidas. Confira abaixo:
Demandas relativas a resíduos (móveis inservíveis) descarte irregular de lixo e coleta de resíduos domiciliar ou lixo em vias públicas devem ser protocoladas, primeiramente, no link:
- Online: no link “Resíduos” na página da Prefeitura
Demandas sobre esgoto a céu aberto (cloacal ou de água da chuva) em espaços públicos devem ser reportadas para a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, informando o local exato:
- (55) 3174-1566 (opção 4), de segunda a sexta-feira, das 7h30min ao meio-dia e das 13h30min às 16h30min
Demandas sobre terrenos ou edificações particulares, ocupados ou baldios, com problemas internos de falta de limpeza, mato alto ou esgoto devem ser reclamados:
- Online: no link, em ‘Denúncias Fiscalização Terrenos e Edificações’, na página da Prefeitura (Área do Usuário)
- Dúvidas podem ser sanadas no telefone (55) 3174-1232 - opção 4, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h
Denúncias de focos de dengue, situações que proporcionem acúmulo de água limpa e parada, imóveis onde há problemas de reservatórios de água sem tampa, piscinas sem tratamento, acúmulo de recipientes que podem servir para criadouros do mosquito, entre outros:
- Online: no link ‘Denúncias Vigilância Sanitária’ na página da Prefeitura (Área do Usuário)
- (55) 7400-5525 (somente Whatsapp)
- (55) 3921-7159, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h
O acesso aos formulários online de denúncias ficam disponíveis no site da Prefeitura. Para isso, é necessário fazer login na Área de Usuário. Caso não possua cadastro, clique em "criar um cadastro novo" e preencha os campos com os dados solicitados. Após, clique em “Serviços”, onde estarão disponíveis os formulários referentes a solicitação.
Caso o problema persista, um protocolo de reclamação na Ouvidoria poderá ser aberto, devendo necessariamente ser informado o número de protocolo anterior ou a data de solicitação do serviço na Secretaria de origem. A Ouvidoria você acessa aqui.
Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Foto: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria