Notícias
03/05/2023 03/05/2023 11h32m
Museu de Arte de Santa Maria recebe exposição com participação de artistas internacionais
Durante o mês de maio, espaços do Masm vão receber ainda mais quatro exposições
O mês de maio será repleto de atividades relativas às artes visuais nos espaços ligados ao Museu de Arte de Santa Maria (Masm). Entre elas, uma grande exposição vai reunir, além de artistas santa-marienses, outros da Argentina, Brasil, Chile, México, Paraguai e Uruguai, somando, ao todo, 60. A exposição "Arte como campo de batalha- Marginalidade e Resistência", começa na próxima segunda-feira (8), com abertura oficial às 18h30min, na sala Jeanine Viero.
Junto à exposição, serão desenvolvidas práticas educativas como oficinas voltadas ao público visitante, bem como workshops e minicursos direcionados a professores que atuam na educação básica. O Masm também recebe outras quatro exposições durante o mês (confira abaixo as datas e locais). O Masm é aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30min, com entrada gratuita.
A participação brasileira se dá a partir do trabalho de três projetos coletivos desenvolvidos na cidade de Santa Maria: Ateliê Griô, espaço de produção artístico-cultural situado na Vila Resistencia; Arte Negra em Movimento, composto por artistas negros e negras que realizam diversas intervenções culturais no contexto local e regional; e Labinter, Laboratório Interdisciplinar Interativo que desenvolve projetos artísticos em colaboração com duas comunidades indígenas locais.
SOBRE O PROJETO
A mostra coletiva em caráter itinerante reúne trabalhos de mais de 60 artistas oriundos da Argentina, Brasil, Chile, México, Paraguai e Uruguai. Em cada país há um grupo formado por artistas, docentes, pesquisadores e/ou gestores culturais que se reúnem virtualmente e definem anualmente um tema para o período em que a exposição irá se deslocar pelos países que integram a rede. As obras, na maioria, consistem em material digital que se concretiza através de impressões em tamanhos variados ou em projeções de vídeo, o que facilita seu compartilhamento entre os grupos.
Para esta edição, o tema escolhido “Arte como campo de batalha: marginalidade e resistência” apresenta uma vasta produção artística composta por reproduções de desenhos, pinturas, gravuras, instalações, vídeos e jogos interativos que visam dar conta visualmente do tema. Ou seja, como cada grupo de cada país compreende e elabora o campo artístico contemporâneo enquanto espaço de contestação e debate, reivindicação e pertencimento, produção simbólica e prática cultural do tempo presente. Integram a rede diferentes artistas (com formação acadêmica e também autodidatas), curadores, gestores culturais, professores e pesquisadores de distintas universidades.
O evento tem apoio institucional da UFSM pela Pró-Reitoria de Extensão e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Centro de Educação, e Grupo de Pesquisa Mirarte - onde o projeto encontra-se vinculado institucionalmente.
AGENDE-SE
Arte como Campo de Batalha: marginalidade e resistência
Exposição Coletiva Internacional realizada pela rede “Referências Cruzadas: exposições itinerantes e práticas educativas na América Latina”
- Coordenação Geral: Prof. Lutiere Dalla Valle e Benjamin Marins Costa (Universidade Federal de Santa Maria - Brasil) e Mariana Sesma (Curadora Independente – Alemanha)
- Local: Sala Jeanine Viero – Museu de Arte de Santa Maria-RS
- Data: 8 a 31 de maio de 2023
- Abertura: 8 de maio, às 18h30min
Contato: mirarte@ufsm.br
Instagram: @referenciascruzadas
CONFIRA OUTRAS ATIVIDADES PREVISTAS PARA O MÊS DE MAIO NO MASM
Sala Iberê Camargo
Exposição "Corpo-Inço"
Artista: Audrian Cassanelli
4 a 30 de maio
Sala Monet Plaza Arte
Exposição "Des(encontros no percurso)"
Artista: Ive Flores
Até 31 de maio
Sala Anexo Masm
Exposição "Re(florestar)"
Artista: Viviane Diehl
Até 31 de maio
Sala Silvestre Peciar
Exposição dos trabalhos acadêmicos do curso de Arquitetura - UFSM
Abertura: 3 de maio, às 18h
Foto: Ariéli Ziegler/PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria