Notícias
10/05/2023 10/05/2023 16h53m
Representantes da Prefeitura atuam em ação integrada de combate ao mosquito da dengue
Equipes de seis secretarias do Município trabalharam em conjunto no Bairro Juscelino Kubitschek, e vão seguir por outros dois bairros ao longo desta semana
Cedo da manhã desta quarta-feira (10), por volta das 7h, os moradores da Rua Eucaliptos, na Vila Caramelo, Bairro Juscelino Kubitscheck, já podiam ouvir o barulho da pulverização de inseticida. Pouco mais tarde, um carro de som reproduzia uma mensagem de conscientização e orientações sobre como evitar a procriação do mosquito e a como identificar sintomas da dengue.
Era o começo da Fiscalização Municipal Integrada no combate ao mosquito da dengue, uma ação que envolve equipes das secretarias de Saúde, de Meio Ambiente, de Infraestrutura e Serviços Públicos, de Comunicação, de Inovação e Tecnologia da Informação e de Licenciamento e Desburocratização, além da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde. Outras ações integradas estão previstas para esta semana: na quinta-feira (11), no Bairro São João, e na sexta-feira (12), no Itararé, no mesmo horário.
O superintendente de Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, coordenou a ação junto do chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima. Ele explica que a escolha do local foi em função de ser o ponto para onde os dados apontam como sendo de mais casos positivos confirmados no Município e onde morava a primeira pessoa que morreu em Santa Maria em decorrência da dengue.
ACESSE AQUI OS CANAIS DE DENÚNCIA PARA IDENTIFICAR POSSÍVEIS FOCOS DA DENGUE
“Existem problemas que a Saúde não dá conta sozinha, como ambientais, de infraestrutura e outros. Então, agregamos esses serviços conjuntos para atuar em uma ação integrada. Temos esse mapeamento de locais pelos dados de contágio e vamos ser mais incisivos e assertivos. Aqui também é a região mais populosa do município e estamos atuando para conter o aumento de casos e tranquilizar a população”, disse.
AÇÃO INTEGRADA
A ação percorreu cerca de 30 quarteirões, partindo da Rua Fredy Germano, em toda a extensão, e na BR-287, entre as ruas Fredy Germano e o trevo de acesso a Cohab Santa Marta. As equipes se dividiram pelo bairro, também na Rua Generoso de Almeida Rocha e adjacentes, em locais onde foi identificada necessidade de atuação imediata como resíduos irregulares, focos de mosquito ou possíveis criadouros, inclusive a retirada de resíduos irregulares que são depositados no terreno do Jockey Clube.
A Vigilância Sanitária atuou com a aplicação de inseticida com uma máquina costal para pulverizar as casas, além de 20 agentes da Vigilância em Saúde que realizaram inspeções, remoção mecânica de água parada e tratamento com larvicida. Durante a ação, a Secretaria de Licenciamento e Desburocratização disponibilizou fiscais que atuaram visitando casas e conversando com moradores. A Vigilância Ambiental também registrou 14 denúncias pelo Whatsapp, sete pelo telefone e uma presencial.
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, por meio da Coordenadoria de Resíduos em parceria com a Sustentare, participou da ação integrada com um caminhão compactador e uma equipe de coleta. Funcionários da Coleta de Resíduos atuaram com uma retroescavadeira e um caminhão caçamba, também realizando a limpeza de bueiros.
Agentes vinculados à Unidade Básica de Saúde Roberto Binato participaram da atividade com distribuição de panfletos e conversando com moradores sobre a importância dos cuidados com o que envolve a dengue.
A 4ª Coordenadoria Regional de Saúde participou com a aplicação da "pulverização pesada", com a caminhonete, da rua para dentro dos terrenos. Durante todo o trabalho, um carro de som circulou com um spot sonoro com mensagem de conscientização e orientações sobre como evitar a procriação do mosquito e identificação de sintomas da dengue.
Mesmo com a ação integrada, outras equipes da Vigilância em Saúde atuaram nos bairros Passo d'Areia, Camobi, Nonoai, Medianeira, Santa Marta, Itararé, Bonfim, Nossa Senhora de Lourdes, Perpétuo Socorro, Renascença, Nova Santa Marta, com mais 330 visitas de remoção mecânica e tratamento de larvicida.
AÇÃO INTEGRADA EM NÚMEROS
- 33 residências receberam a pulverização costal
- 30 quarteirões receberam a pulverização pesada (com caminhão)
- 180 visitas de remoção mecânica e aplicação de larvicida foram realizadas
- 12 residências foram notificadas por acúmulo de água
Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)
Foto: Ariéli Ziegler/PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria