Notícias
24/05/2023
Grande festa marca o repasse do prédio Galeria Rio Branco pela Prefeitura para a construtora
Em momento simbólico, prefeito Jorge Pozzobom e vice Rodrigo Decimo entregaram as chaves do espaço ao empresário Gustavo Jobim, proprietário da empresa que apresentou proposta para a compra da edificação
O Centro de Santa Maria, que faz parte do Distrito Criativo Centro-Gare, viveu um início de manhã histórico nesta quarta-feira (24). A Prefeitura e a Construtora Jobim formalizaram a venda do prédio da Avenida Rio Branco em grande evento, e a empresa recebeu oficialmente as chaves do prédio Galeria Rio Branco, localizado na avenida de mesmo nome, que fica entre as ruas Daudt e Vale Machado. O ato solene foi marcado por um abraço coletivo que simbolizou a nova identidade da edificação que vai transformar o espaço que está ocioso há mais de 50 anos.
Pontualmente às 8h, o prefeito Jorge Pozzobom, o vice Rodrigo Decimo, o diretor e proprietário da Construtora Jobim, Gustavo Jobim, e centenas de colaboradores da empresa surgiram na Avenida Rio Branco caminhando em direção ao prédio Galeria Rio Branco. Todos estavam radiantes, em clima comemorativo, e vestidos com camisetas amarelas com o novo nome do empreendimento residencial e comercial “Maria com Amor”. Não é para menos. Após ser erguida, em 1960, a estrutura não foi finalizada e passou a ser patrimônio do Município (confira abaixo). Agora, o prédio foi repassado para a Construtora Jobim, por meio de licitação, pelo valor de mais de R$ 2,9 milhões.
As autoridades, os convidados e a imprensa foram recepcionados ao som do Bateraço, com sete músicos tocando instrumentos, e pelos artistas da Cia Armazém. Muito emocionado, o prefeito Jorge Pozzobom esteve acompanhado da mãe, Maria Tereza. Para resumir o momento, ele citou um verso do cantor Raul Seixas:
“Sonho que se sonha só é apenas um sonho que se sonha, mas sonho que se sonha junto é realidade". Muita gente me chama de louco por governar essa cidade. Sempre digo: tem que ter muito amor, e eu amo Santa Maria. Os sonhos só se tornam realidade quando começamos a trabalhar e ver a possibilidade concreta de realizar o que planejamos. Neste local, será entregue mais uma obra moderna, que dará vida nova para esta região de Santa Maria, e é isso que nós queremos continuar fazendo pela cidade, trabalhar com muito amor. Eu sei o amor que o Gustavo Jobim tem pela cidade e a cada um dos colaboradores. Estou muito feliz e agradecido porque o nosso Distrito Criativo Centro-Gare, capitaneado pelo nosso vice, Rodrigo Decimo, ficará ainda mais lindo com a revitalização deste prédio”, comemorou o prefeito.
O vice-prefeito, Rodrigo Decimo, relembrou do tempo que morou em um prédio próximo ao condomínio, e da satisfação em poder fazer parte deste momento histórico.
“É dia de celebrar esta conquista que ficará marcada na história de Santa Maria. Pelas mãos da Construtora Jobim, esse problema histórico agora será resolvido definitivamente e de forma muito bonita através da entrega do prédio pronto. Além disso, teremos aqui um resgate da galeria que liga a avenida com a Rua Dr. Francisco Mariano da Rocha. Hoje assinamos este importante documento, e também comemoramos nesta semana a publicação do edital para a recuperação da Gare. Já trocamos toda iluminação para LED em vias públicas do Distrito-Centro, e em breve, será ocupado o prédio do Mercado da Vila Belga, onde vai ter um espaço dedicado à cultura. São diversas obras e melhorias que estão acontecendo em toda a cidade, investimentos que a Administração Municipal faz pensando no bem-estar da população e no progresso do Município. Agradecemos a Construtora Jobim pela aquisição do empreendimento, sabemos o quanto a conclusão do prédio vai mudar o visual da região central”, falou Decimo.
Para Gustavo Jobim, este dia histórico marca uma nova fase, pois o espaço será revitalizado e dará lugar ao empreendimento “Maria com Amor”, um imóvel para ser residencial e comercial. A estrutura conta com duas torres de 16 andares, em um terreno de 829 metros quadrados (são 15,5 metros de largura com 53,5 metros de extensão). Ele agradeceu a presença de todos e mencionou o compromisso em entregar mais uma obra linda para Santa Maria.
“A Construtora Jobim vai finalizar uma obra que começou há mais de 50 anos. Finalizar este empreendimento nos orgulha muito, como construtor e toda nossa equipe. O que mais gostamos é de entregar prédios, e esse aqui na Rio Branco vai ter um gosto muito especial. O empreendimento vai embelezar mais a cidade Santa Maria. Assim como pensa o prefeito Jorge Pozzobom, que é um cara que também pensa numa cidade bonita, uma cidade alegre, esse prédio terá o símbolo da alegria nossa consultora e vai ser um dos prédios mais bonitos da cidade. Aproveitem esse momento para dar uma olhadinha nele como está, e tirar uma foto do antes e do depois”, disse o diretor e proprietário da Construtora Jobim.
Durante a solenidade, o Padre Cristiano Quatrin representou o Arcebisco Metropolitano, Dom Leomar Antônio Brustolin. Ele proferiu uma bênção ao local, aos trabalhadores da empresa e para todas as famílias de Santa Maria, e todos rezaram a oração da Ave Maria. Na sequência, as autoridades descerraram a placa que será anexada ao local, ao som de Maria, Maria, de Elias Regina interpretado por Juliana Pires. Antes de encerrar o ato, todos os convidados deram um abraço simbólico, em meia lua, em frente ao prédio.
Participaram do ato, representantes do Executivo Municipal, secretários, o presidente da Câmara de Vereadores, Givago Ribeiro, representando o Legislativo Municipal, e o major Rogério Glanzer, comandante do 1° Regimento de Polícia Montada (RPMon). O trecho da avenida, entre as ruas Daudt e Vale Machado, ficou com bloqueio durante o evento e contou com apoio de agentes da Guarda Municipal e Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU).
HISTÓRICO
- 1960: começou a ser construído o edifício Galeria Rio Branco. O objetivo era ser um prédio residencial;
- 1970: as obras foram paradas;
- Anos 1990: o Ministério Público entrou com uma ação na Justiça para que o prédio fosse demolido. No entanto, a demolição custaria muito cara aos cofres públicos;
- 2017: o prédio passou a ser patrimônio do Município;
- 2019: Prefeitura sanciona a lei 6.429 que possibilita a alienação do condomínio por parte de empresas;
- 2021: uma licitação com foco na venda do edifício é publicada;
- 2022: nenhuma empresa encaminha proposta;
- Maio de 2022: Prefeitura lança licitação referente a serviços de engenharia para emissão de laudo técnico sobre as condições de segurança da Galeria Rio Branco;
- Julho de 2022: empresa Sarkis Engenharia Estrutural, responsável pelo trabalho, conclui e entrega laudo à Prefeitura;
- Fevereiro de 2023: assinado decreto que permite a troca no todo ou em parte da denominação da edificação quando da alteração ou substituição do projeto arquitetônico;
- Março de 2023: nova licitação é lançada;
- Abril de 2023: apresentação das propostas para a licitação de venda do Condomínio Galeria Rio Branco é adiada para 16 de maio;
- 16 de maio de 2023: Construtora Jobim, de Santa Maria, é anunciada como vencedora da licitação, com oferta de preço de R$ 2,948 milhões;
- 17 de maio de 2023: o prefeito Jorge Pozzobom e o vice Rodrigo Decimo assinam a homologação da venda do Condomínio Galeria Rio Branco à Construtora Jobim durante a festividade dos 165 anos de Santa Maria, na Gare.
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Marcelo Oliveira (PMSM) e Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria