Notícias

02/06/2023 02/06/2023 15h12m

Ação integrada da Prefeitura no combate à dengue vistoriou mais de 8 mil residências em um mês


Atividades contaram com 88 integrantes de seis pastas municipais e 60 militares do Exército

Uma força-tarefa de enfrentamento ao mosquito da dengue apresenta resultados positivos em Santa Maria. A iniciativa, que foi reforçada desde o começo de maio, contou com representantes de secretarias municipais e do Exército na tentativa principal de melhor orientar a população sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti. Nesta quinta-feira (1º), as equipes percorreram o Bairro Passo D’Areia. A ação marcou, por ora, a parceria com o Exército, que cedeu 60 militares para atuarem na frente de combate ao mosquito. 

Desde 10 de maio, equipes das secretarias de Saúde, de Meio Ambiente, de Infraestrutura e Serviços Públicos, de Comunicação, de Inovação e Tecnologia da Informação e de Licenciamento e Desburocratização, além da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde 4ª (CRS), percorreram ruas do nove bairros. O objetivo foi percorrer locais com descarte irregular de resíduos, de focos ou de possíveis criadouros de mosquito, alcançando 8.803 residências.

Foram realizadas ações específicas nos bairros Juscelino Kubitschek, Lorenzi, Pinheiro Machado, Tancredo Neves, Santa Marta, Urlândia, Passo D’Areia, Noal e Divina Providência. Além desses, de forma concomitante, outras equipes seguiram atuando em demais regiões, alcançando, até o momento, 30 dos 43 bairros do Município.

As pulverizações foram realizadas em terrenos em más condições de higiene, onde havia acúmulo de material descartado. Foram percorridas 164 residências com o equipamento costal e outros 106 quarteirões receberam o inseticida com o caminhão. Além disso, mais de 770 quilos de lixo depositado de forma indevida foram recolhidos durante a força-tarefa. No acumulado do ano, já são mais de quatro toneladas de resíduos descartados de forma ilegal que foram recolhidos, contribuindo não só no combate à dengue como também a diversas outras doenças.

O prefeito Jorge Pozzobom ressalta a unidade das equipes em um trabalho cuidadoso e eficiente no combate à dengue.

“Nossas secretarias fazem um ótimo trabalho para combater essa doença. Nós estamos atentos e preocupados em atender toda a demanda da população. A dengue é uma doença grave e nós vamos para cima dela, contando com o apoio de todos. Peço aos santa-marienses que cuidem de suas casas para que o mosquito não possa se reproduzir. Agradeço imensamente ao Exército, nosso braço forte e mão amiga, por ter embarcado nessa missão conosco, aumentando muito o nosso alcance e eficiência. É a cidade cuidando das pessoas e, mais do que isso, são as pessoas cuidando das pessoas”, reforça o prefeito.

NOTIFICAÇÕES

Durante esse período, de 10 a 31 de maio, foram feitas 270 denúncias pelo canal unificado. Destas, 127 foram atendidas e finalizadas. As restantes serão atendidas nos dias que seguem com prioridade.

AÇÃO INTEGRADA 

Durante as atividades, as equipes se dividiram pelas ruas dos bairros buscando locais com descarte de resíduos irregulares, focos de mosquito ou possíveis criadouros. A Vigilância Sanitária atuou com a aplicação de inseticida com máquinas costais para pulverizar inseticidas nas casas, além de 20 agentes da Vigilância em Saúde que realizaram inspeções, remoção mecânica de água parada e tratamento com larvicida. 

A Secretaria de Licenciamento e Desburocratização atuou com fiscais que visitam casas e conversam com moradores. A Vigilância Ambiental trabalhou registrando e atendendo denúncias pelo Whatsapp, por telefone e presenciais. A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, por meio da Coordenadoria de Resíduos em parceria com a Sustentare, participou das ações integradas com um caminhão compactador e uma equipe de coleta. Funcionários da Coleta de Resíduos trabalharam com uma retroescavadeira e um caminhão caçamba, também realizando a limpeza de bueiros. 

Agentes vinculados às unidades de saúde de referência dos locais trabalhados participaram da atividade com distribuição de panfletos e conversando com moradores sobre a importância dos cuidados com o que envolve a dengue. 

A 4ª Coordenadoria Regional de Saúde participou com a aplicação da "pulverização pesada", com a caminhonete, da rua para dentro dos terrenos. Durante todo o trabalho, um carro de som circulou com um spot sonoro com mensagem de conscientização e orientações sobre como evitar a procriação do mosquito e identificação de sintomas da dengue.

Os militares participaram com buscas de possíveis focos, na remoção mecânica de acúmulo de água, em visitas a residências, distribuindo panfletos informativos e conversando com a população.

FORÇA-TAREFA EM NÚMEROS

8803 imóveis vistoriados
164 imóveis pulverizados com costal
106 quarteirões pulverizados com veículo pesado

TRABALHO REALIZADO

- Orientações
- Remoção mecânica de água parada
- Aplicação de larvicida
- Recolhimento de focos de descarte irregular
- Pulverização costal e pesada (com caminhão)

SOBRE A DENGUE

 

A dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil. É uma doença febril que tem se mostrado de grande importância na saúde pública nos últimos anos. O vírus da dengue (DENV) é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, para a maior disseminação da doença. É importante evitar água parada, todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém, as pessoas mais idosas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.

Os principais sintomas da dengue são:

- Febre alta, superior a 38°C;
- Dor no corpo e articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.

No entanto, a infecção por dengue pode se apresentar dessas formas: assintomática (sem sintomas); quadro leve; ou com sinais de alarme e de gravidade. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (acima de 38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Também podem surgir erupções e coceira na pele. Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizar o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar o paciente a choque grave e óbito. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. 

Fonte: Ministério da Saúde

O que fazer se apresentar os sintomas?

Caso uma pessoa apresente algum dos sintomas citados, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde mais próxima. As Unidades de Saúde da Rede Municipal de Santa Maria estão qualificadas para atender e orientar os pacientes, assim como encaminhá-los para a consulta específica e para a coleta de material para análise, que é enviada ao Laboratório Central do Estado (Lacen). 

Como eliminar os focos do Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue):

– Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
– Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;
– Não deixe a água da chuva acumular em recipientes;
– Mantenha tampados tonéis e barris de água;
– Guarde garrafas de cabeça para baixo;
– Recolha seus resíduos;
– Use repelente;
– Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina);
– Atenção às piscinas, especialmente as de plástico.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)/PMSM
Fotos: Ariéli Ziegler/Prefeitura
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial