Notícias
12/07/2023 13/07/2023 15h58m
Prefeitura assina permissões de uso de equipamentos e de espaço para cozinhas comunitárias da cidade
Ao todo, nove cozinhas comunitárias garante segurança alimentar para pessoas em vulnerabilidade social
Ações de combate à insegurança alimentar no Município estão entre as prioridades da gestão de Jorge Pozzobom e de Rodrigo Decimo. E para melhorar mais os serviços prestados pelas cozinhas comunitárias da cidade, nesta quarta-feira (12), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, assinou três decretos que dão permissão de uso de equipamentos para dois destes locais. Também foi assinado um decreto que dá permissão de uso de espaço para ser a nova sede de uma cozinha comunitária.
“Alimentação segura e com dignidade é um direito de todos e as cozinhas comunitárias auxiliam neste importante trabalho. Com os novos fogões, refrigeradores, geladeiras e outros equipamentos, as cozinhas vão ter melhores condições de atender a população. Uma cozinha, que usava um espaço cedido em instituição, agora terá uma sede própria, e no prédio ao lado. Assim, quem é atendido pela cozinha comunitária não precisa se preocupar com deslocamento para garantir uma refeição feita com carinho e segurança”, destaca o prefeito Jorge Pozzobom, no ato de assinatura dos documentos, acompanhado do vice-prefeito Rodrigo Decimo.
A Cozinha Comunitária da Associação Evangelística Valentes de Davi, no Bairro Juscelino Kubitschek, recebeu permissão de uso de um prédio público, situado ao lado da entidade. A edificação passará por reformas e receberá equipamentos de cozinha. Atualmente, a cozinha comunitária funciona em área dentro da associação Evangelística Valentes de Davi.
Essa mesma cozinha também recebeu permissão de uso para novos equipamentos. São eles: um fogão industrial com seis queimadores, um forno turno elétrico de 65 litros e um freezer horizontal de 519 litros. Os decretos foram assinados na sede da Associação Evangelística Valentes de Davi.
Já na Cozinha Comunitária da Sociedade Meridional De Educação (Some), que funciona dentro da Escola Marista Santa Marta, no Bairro Nova Santa Marta, ocorreu a assinatura de permissão de uso para novos equipamentos. São eles uma estante de aço com cinco prateleiras, dois fogões industriais – um de seis e outro de quatro bocas –, uma coifa de aço inox, uma mesa de aço inox, uma pia de aço, um refrigerador frost free 400 litros, um forno turbo elétrico de 65 litros e um freezer horizontal de 519 litros.
A Cozinha Comunitária da Some atende os alunos em vulnerabilidade social da Escola Marista Santa Marta. São servidos café da manhã, almoço e lanche da tarde para os estudantes.
O secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, também esteve presente nos atos de assinatura dos documentos.
A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social é o órgão responsável pela implementação de programas, projetos e ações na área da Segurança Alimentar e Nutricional do município. Mais informações pelo telefone (55) 3174-1518.
COZINHAS COMUNITÁRIAS
As cozinhas são espaços comunitários destinados a promover o acesso à alimentação adequada para a população em situação de insegurança alimentar. São estruturas físicas, localizadas em áreas carentes, nas quais ocorre o preparo e a distribuição de refeições. Também, nas cozinhas comunitárias, são desenvolvidos cursos profissionalizantes, bem como atividades de educação alimentar e nutricional e de inclusão social.
O objetivo da cozinha comunitária é ampliar o acesso a uma alimentação adequada e saudável, com prioridade para as famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade e de risco social. As cozinhas comunitárias atendem prioritariamente pessoas em situação de insegurança alimentar, sendo elas, preferencialmente as indicadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e também as que são cadastradas pelas entidades conveniadas responsáveis pelas cozinhas. Atualmente, o Município conta com nove cozinhas, abrangendo diversas regiões da cidade. O Município firma convênio com as entidades para a instalação deste equipamento público.
Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos:
Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) e
Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria