Inicial > Notícias > Prefeitura assina novas permissões de uso...

Notícias

18/07/2023 18/07/2023 16h44m

Prefeitura assina novas permissões de uso de equipamentos para cozinhas comunitárias de Santa Maria


Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Cada um dos nove espaços estão recebendo materiais e terão formalizações para que possam utilizar eletrodomésticos

Em continuidade ao combate à insegurança alimentar no Município, representantes da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, assinaram mais duas permissões de uso de equipamentos para cozinhas comunitárias de Santa Maria. A partir destes, o Executivo Municipal aprimora os serviços prestados pelas cozinhas comunitárias, que atendem pessoas em vulnerabilidade social.

Nesta terça-feira (18), a assinatura ocorreu na Cozinha Comunitária do Centro de Referência Familiar Recanto do Sol (Cefasol), que serve cerca de 160 refeições de segunda a sexta-feira para crianças atendidas pela instituição. Esta cozinha fica no Bairro Camobi.

“Parabéns por esse belo trabalho que vocês desenvolvem. Ficamos muito agradecidos pelo cuidado com esta comunidade e pela atenção que prestam a estas crianças”, destacou o vice-prefeito Rodrigo Decimo, no ato de assinatura, acompanhado secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves.

Outra permissão de uso de equipamentos foi assinada na noite deste sábado (15), para a Cozinha Comunitária Mãos Unidas Pelo Cipriano, no Loteamento Cipriano da Rocha, no Bairro Pinheiro Machado. O local serve cerca de 320 refeições aos sábados.

Cada uma das cozinhas recebeu da Prefeitura um forno turno elétrico de 65 litros, um freezer horizontal de 519 litros, um refrigerador frost free 400 litros e um fogão industrial.

A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social é o órgão responsável pela implementação de programas, projetos e ações na área da Segurança Alimentar e Nutricional do município. Mais informações pelo telefone (55) 3174-1518.

COZINHAS COMUNITÁRIAS
As cozinhas são espaços comunitários destinados a promover o acesso à alimentação adequada para a população em situação de insegurança alimentar. São estruturas físicas, localizadas em áreas carentes, nas quais ocorre o preparo e a distribuição de refeições. Também, nas cozinhas comunitárias, são desenvolvidos cursos profissionalizantes, bem como atividades de educação alimentar e nutricional e de inclusão social.

O objetivo da cozinha comunitária é ampliar o acesso a uma alimentação adequada e saudável, com prioridade para as famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade e de risco social. As cozinhas comunitárias atendem prioritariamente pessoas em situação de insegurança alimentar, sendo elas, preferencialmente as indicadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e também as que são cadastradas pelas entidades conveniadas responsáveis pelas cozinhas. Atualmente, o Município conta com nove cozinhas, abrangendo diversas regiões da cidade. O Município firma convênio com as entidades para a instalação deste equipamento público.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: 
Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) e
Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial