Notícias
03/10/2011 04/10/2011 08h42m
Prefeitura apresenta aos santa-marienses Projeto Arquitetônico da Casa de Cultura
A revitalização de um dos espaços mais importantes dedicados à cultura está mais perto de se tornar realidade. Na noite desta segunda-feira (3) o Auditório do Centro Administrativo foi palco da apresentação do Projeto Arquitetônico da Casa de Cultura. A proposta integra uma das fases do projeto global de restauração e readequação do local. Durante a apresentação do projeto, a secretária de Município de Cultura, Iara Druzian, ressaltou a relevância da iniciativa. “Estamos muito satisfeitos em ver que nossa ideia está deixando de ser sonho para ser realidade”, frisou.
Para o prefeito Cezar Schirmer, a reforma representa a concretização de uma meta de sua Administração. O chefe do Executivo antecipou que a próxima etapa será a de buscar recursos para viabilizar a obra. “Queremos ter uma Casa de Cultura da dimensão de Santa Maria e será uma conquista coletiva”, acentuou.
A proposta é uma parceria da Prefeitura e da Associação de Amigos da Casa de Cultura de Santa Maria. Através desta parceria foram contratadas as empresas Lahtu Sensu e Cida Assessoria de Eventos para viabilizar o projeto. O plano foi construído a partir do resultado do diagnóstico participativo da Casa de Cultura, conhecido em junho deste ano. As 239 pessoas que participaram da pesquisa manifestaram o desejo de que a nova estrutura fosse transformada em um espaço multiuso.
Com base neste diagnóstico a arquiteta Berenice, especialista em Patrimônio Histórico e credenciada ao IPHAE realizou o projeto arquitetônico. Pela proposta o andar térreo do prédio será destinado às artes cênicas, com auditório para 150 pessoas, palco, sala de ensaios e bilheteria. O segundo pavimento será ocupado pelas artes visuais, com sala de exposições e espaço para oficinas de arte. O entre piso abrigará salas de música. Já o último andar, onde atualmente existe um salão pouco utilizado, cederá espaço para um café com área aberta e fechada, espaço para oficinas literárias, sala de reuniões e a área administrativa.
De acordo com a projetista, antes da elaboração da proposta foi realizado um levantamento histórico, cadastral e também catalogados objetos do prédio. Todas as áreas terão acessibilidade universal. As cores da fachada serão definidas a partir de enquete com a população. Serão definidas quatro propostas de cor e a população poderá votar na sua preferida pelo site da Prefeitura. Além destes recursos, o plano ainda conta com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que ficará responsável pela execução do projeto acústico do auditório e das salas de ensaio.
A Prefeitura Municipal de Santa Maria financia a primeira fase do projeto, através de convênio celebrado com a Associação de Amigos da Casa de Cultura e através dos projetos complementares que serão elaborados pelo Escritório da Cidade. A proposta também será encaminhada para as leis de incentivo à cultura, tanto em nível Estadual como em nível Federal. O cronograma preliminar indica que as obras de restauração acontecerão a partir de janeiro de 2012, podendo ser executadas em um período de até 17 meses. A gestão do projeto está a cargo das produtoras Cida Planejamento Cultural e Lahtu Sensu Administração Cultural.
Apontamentos do diagnóstico
Os três equipamentos que foram apontados como prioritários no diagnóstico foram o auditório para artes cênicas, sala de exposições e laboratório de informática. Participaram do questionário que apontou as prioridades para o espaço, representantes dos setores de artes visuais, cinema, vídeo, dança, empresa setor cultural, gestão privada, gestão pública, literatura, memória e patrimônio, música, outro, produção cultural, teatro, tradição e folclore.
Texto: Mayura Leal e Vera Jacques
Fotos: João Alves