Notícias
04/10/2011 04/10/2011 14h32m
Expofeira registra aumento de comercialização e de visitantes na edição 2011. Balanço geral foi positivo, diz secretário
Apesar do mau tempo, o saldo da 44ª Expofeira Agropecuária de Santa Maria foi positivo. Pelo Parque de Exposições da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) passaram 37 mil pessoas, de quinta-feira (29) a domingo (2). De acordo com o secretário de Município de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, a comercialização aumentou de R$ 2 para R$ 3,2 milhões em relação ao ano passado.
Além dos 800 animais vendidos, a maioria das agroindústrias de Santa Maria e região teve sucesso na comercialização de seus produtos. “No balanço geral foi muito positivo, o pessoal saiu satisfeito. As agroindústrias Bem no Ponto e a Butique dos Queijos venderam todos os seus produtos. A maioria dos expositores teve uma comercialização bastante significativa”, frisa Menna Barreto.
Durante a Feira, a pasta também apresentou os resultados dos 11 programas desenvolvidos pela Administração Municipal com os pequenos produtores da cidade. “Conseguimos mostrar para Santa Maria o resultado do trabalho que o prefeito Schirmer realizou no município na área rural”, acentua. Outra novidade desta edição foi a participação do Caminhão Peixe que comercializou em torno de 400 quilos do produto nos dias da Feira.
Contratempos não impediram sucesso do evento
Nem o incidente ocorrido pelo vendaval de sexta-feira (30), que derrubou o pavilhão onde estava a Feira dos Distritos, abalou o resultado da Expofeira. Segundo o titular da pasta de Desenvolvimento Rural, os danos foram mínimos e apenas duas pessoas tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Os expositores foram realocados no Pavilhão da Feira da Região Centro e puderam comercializar seus produtos normalmente. Em relação a alguns produtores que tiveram dano material, Menna Barreto garante que o Executivo busca uma maneira de ressarcimento.
Participação da Prefeitura
A Expofeira Agropecuária de Santa Maria é a maior expressão regional de agricultura e pecuária. Para Menna Barreto a participação do Executivo Municipal traz um importante incremento ao evento. “Nós sentíamos uma lacuna bastante grande. Com o apoio da Administração podemos mostrar, além da agricultura e pecuária de corte, a produção das pequenas propriedades”, destaca.
O prefeito Cezar Schirmer também fala da importância do evento para o município. “Valorizar e estar presente em eventos como a Expofeira é um compromisso da nossa Administração. A Feira, além de divulgar a produção do interior de Santa Maria, também é uma forma de incentivar o incremento da produção do setor primário”, ressalta.
Texto: Mayura Leal
Foto: Larissa Mayer