Inicial > Notícias > Em ação da Calourada, Prefeitura segue...

Notícias

12/03/2024 12/03/2024 19h51m

Em ação da Calourada, Prefeitura segue com palestras inspiradoras para estudantes de nível fundamental e médio


Nesta quarta-feira (13), às 10h, os estudantes do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac conversam com Marceleza, vocalista da Maskavo

A manhã e a tarde desta terça-feira (12), foram marcadas pela presença dos músicos Rashid e Rafa Rafuagi, e 50 Tons de Preta, em escolas de Santa Maria, para bate-papos voltados aos estudantes do ensino fundamental e médio. A ação, nomeada como “Papo Cabeça”, integra a programação da Calourada, evento que tem foco na recepção dos novos estudantes das instituições de Ensino Superior do Município.

Pela manhã, os músicos Rashid e Rafa Rafuagi compareceram à Escola Marista, no Bairro Nova Santa Marta, para um bate-papo com os estudantes, compartilharam histórias sobre sua trajetória pessoal, cultura alternativa e a importância da educação. Os estudantes do ensino básico já tiveram acesso a evento semelhante no ano passado, com a palestra de Rafa Rafuagi, dentro do Conecta Cidade Universitária.

A dupla não hesitou em tornar a conversa dinâmica, convidando estudantes a interagirem com perguntas. Além dessa oportunidade, alguns alunos integraram o evento com participações em improviso de rimas e em uma performance de dança.

Para encerrar a conversa, Rashid e Rafa improvisaram rimas com temas relacionados à educação. Para a docente de matemática, Natália Silveira Pahim, a visita dos músicos gera uma importante identificação dos alunos, que alimenta a perspectiva de futuro.

Antes do início do bate-papo, o prefeito Jorge Pozzobom, e o vice, Rodrigo Décimo, deram boas-vindas aos artistas e falaram com os estudantes. Em seguida, foi a vez da secretária de Cultura, Rose Carneiro, que comemorou a presença dos músicos e do público.

“Os músicos têm potencial de gerar inspiração para os estudantes. Nosso objetivo é conectar a cidade e a população através da cultura. Por isso, a importância de trazer este evento para dentro da comunidade escolar”, resume a secretária.

50 Tons de Preta relatam vivências minoritárias

Pela tarde, a escola visitada foi o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, no Bairro Centro. Na ocasião, as artistas do 50 Tons de Preta compartilharam suas trajetórias e vivências como mulheres pretas, dentro e fora da música, mostrando o seu poder como vetor de empoderamento e transformação social. Semelhante ao bate-papo da manhã, o objetivo foi inspirar os educandos, com foco nas estudantes negras e mulheres.

Na segunda-feira (11), ocorreu a palestra com Rafa Rafuagi, na Escola Básica Estadual Dr. Paulo Devanier Lauda, no Bairro Tancredo Neves.

CONECTA CIDADE UNIVERSITÁRIA NA CALOURADA

–  Quarta-feira (13), às 10h: bate-papo com Marceleza, vocalista da Maskavo, no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (Rua Conde de Porto Alegre, 655, Bairro Bonfim).

– Quinta-feira (14), às 10h30min: bate-papo com Ana Piccoli, na Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa (Bairro Fátima).

Texto: Pedro Souza (estagiário do curso de Jornalismo da UFSM)
Foto: João Alves (Mtb: 17.922) 
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial