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24/04/2024 25/04/2024 12h49m

Prefeitura celebra implantação do Tudo Fácil, do Governo do Estado, para moradores da Região Central


Unidade, que estará em funcionamento em quatro meses, irá ofertar mais de 900 serviços presenciais e digitais do governo estadual e do Município

Buscando facilitar o cotidiano e o exercício da cidadania dos habitantes do Município e da Região Central, a Prefeitura de Santa Maria celebrou, na tarde desta quarta-feira (24), a implantação da unidade do Tudo Fácil, central que unifica o atendimento para os serviços públicos do Estado do Rio Grande do Sul. A formalização do contrato de locação do imóvel onde o Tudo Fácil será instalado ocorreu no empreendimento urbano Vitta Center, Rua Pinheiro Machado, 2.366.

“Nós começamos as tratativas lá atrás, e então a pandemia acabou segurando prazos e a execução de alguns projetos. Agradeço, de coração esse diálogo forte e estreito junto ao Governo Estadual. Afinal, cidadão é um só, seja para o Município, Estado ou União. O Tudo Fácil vai se somar às outras iniciativas já em operação no Município, como o próprio Tudo Fácil Empresas, o Poupa Tempo, o Descomplica, tudo voltado a reduzir a burocracia e facilitar os atendimentos aos contribuintes e empreendedores”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom, durante a solenidade.

O documento foi assinado pelo Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), pelo Município de Santa Maria e pelo Vitta Center. O Tudo Fácil irá ofertar cerca de 830 serviços presenciais e digitais do Executivo Estadual, como por exemplo: solicitação de carteira de Identidade (Posto de Identificação do IGP), serviços do Detran RS, IPE Prev, IPE Saúde, Corsan, dentre outros. Além disso, o local também irá oferecer atendimento para os mais de 100 serviços digitais prestados pelo Executivo Municipal.

“É um orgulho para nós o que esta iniciativa representa, e compartilhamos o conceito de acolhimento, e de bem receber, que são os propósitos de uma unidade do Tudo Fácil. A futura unidade estará em um ambiente central, com localização estratégica, próximo das rotas do transporte coletivo de todas as regiões do Município. Vamos facilitar o atendimento do cidadão local e da região. Este é mais um passo importante que nós damos que faz com que a cidade se diferencie”, afirmou o vice-prefeito Rodrigo Decimo.

A implantação da unidade foi um esforço articulado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social. A estimativa é que o Tudo Fácil realize cerca de 6 mil atendimentos por mês. A unidade contará com 18 guichês de atendimento presencial e sete de autoatendimento.

“Destaco a importância para aquele cidadão que tem um intervalo curto durante seu expediente de trabalho e vai poder encontrar num único espaço tudo o que ele precisar resolver, como serviços do IGP, Corsan, Detran, Prefeitura, certidões. Isso vai facilitar a vida dele, pois não será mais preciso se deslocar entre diferentes locais. Uma característica importante que temos aqui é a localização central e acessível, e estamos empolgados para, em breve, inaugurarmos esta unidade”, considera o titular da SMDS, secretário Leonardo Kortz.

O imóvel está localizado no subsolo do empreendimento Vitta Center, possui quase 400 m² e deverá ser inaugurado em até 4 meses. No local, vistoriado pelas autoridades, irão atuar 35 profissionais terceirizados, contratados pelo Estado, sendo 25 auxiliares administrativos, 6 supervisores, 2 serventes de limpeza e 2 vigilantes.

“Há muito tempo que queríamos vir pra cá. O governador Eduardo Leite, o vice-governador Gabriel Souza, sempre falaram: o Tudo Fácil tem que sair de Porto Alegre, tem que interiorizar. Então, estamos com oito unidades, e pretendemos chegar a 15 até 2026 em outras grandes cidades do Estado, entre elas Santa Maria. Vamos atender uma demanda represada aqui que é grande e já foi mapeada a partir de estudos, em tempo recorde. Registramos uma média de 6 minutos de espera e 7 minutos de atendimento, ou seja, em 15 minutos o cidadão vai resolver a solicitação dele, seja o serviço que for”, ressaltou o secretário adjunto da SPGG, Bruno Silveira.

Localizada no Centro de Santa Maria, a nova unidade deverá favorecer toda a Região Central, abrangendo as cidades de Cacequi, Dilermando de Aguiar, Itaara, Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, Santa Maria, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Toropi, Vila Nova do Sul, entre outras.

“O Tudo Fácil é um equipamento que facilita o acesso aos serviços públicos. Uma das grandes dificuldades no enfrentamento, inclusive às vulnerabilidades, é a conexão de serviços públicos para a comunidade. Claro que eles têm o acesso ao Cras, às unidades de saúde, mas aqui terão acesso à serviços de emissão de documentos, que teremos aqui com maior facilidade, agilidade, num lugar bem posicionado. É uma realidade que vivíamos na Região Metropolitana, e que agora se expande para o interior e chega a Santa Maria para facilitar a vida da comunidade’, considerou o secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Beto Fantinel.

TUDO FÁCIL

O Tudo Fácil completou 25 anos de atividades no Rio Grande do Sul, a primeira unidade foi inaugurada em 1º de julho de 1998, em Porto Alegre. Em 2021 o Estado executou o Projeto de Ampliação e Modernização, e atualmente possui oito unidades físicas, sendo três em Porto Alegre, Centro, Zona Sul e Zona Norte, além de Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Rio Grande.

“É um orgulho para nós, uma instituição responsável pela emissão das carteiras de identidade do Rio Grande do Sul, fazer essa parceria com a SPGG e difundirmos essa estrutura do Tudo Fácil por todo o Estado. Apesar das dificuldades, esta semana alcançamos o 1º lugar no ranking mundial de emissão das novas carteiras de identidades, no formato gratuito, chegando a 1 milhão de carteiras emitidas neste ano”, celebrou a diretora-geral do Instituto-Geral de Perícias, Marguet Inês Hoffmann Mittmann, representando a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Com o propósito de aproximar o Estado e entregar valor a todo cidadão do RS, este projeto busca a modernização e a desburocratização dos processos, promoção da inclusão social e digital da população, por meio de um atendimento integrado, híbrido, mais simples e ágil, contando com um modelo totalmente diferenciado e dispondo de uma ampla estrutura, moderna e de fácil acesso, concentrando em um único local os serviços públicos mais demandados pelo cidadão, sejam eles da esfera estadual, municipal ou federal.

Estas unidades contemplam os modelos de atendimento físico, digital e de autoatendimento, contando com o auxílio de profissionais qualificados para ajudar o cidadão no acesso às informações e utilização dos serviços presenciais, bem como, o autoatendimento, através de totens e estações de trabalho, onde será disponibilizado o acesso a todos os serviços digitais do Estado pelo portal rs.gov.br.

Estiveram presentes na solenidade Silva Ortolan, coordenadora da Assessoria de Canais Integrados de Atendimento ao Cidadão da SPGG; o gerente regional do Sebrae, Maico Fabiano Fernandes; o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Santa Maria (Sinduscon), Samir Frazzon Samara; e o perito criminal e coordenador da 5ª Coordenadoria Regional de Perícias (5ª CRP), Railander Barcellos; além de servidores da Prefeitura e representantes dos setores público e privado. Representando o Poder Legislativo, participou o vereador Juliano Soares; e representando o empreendimento Vitta Center, estiveram presentes os diretores do Vitta Mall Participações S.A., Luiz Carlos Oliveira e Giancarlo Castagna.

Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: Marcelo Oliveira (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria
 

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