Inicial > Notícias > Feira Fora da Feira terá “Intervenções...

Notícias

13/06/2024 13/06/2024 16h12m

Feira Fora da Feira terá “Intervenções Poéticas” na Escola Humberto de Campos, no CASE, nesta sexta-feira (14)


A 51ª Feira do Livro ocorre entre agosto e setembro, na Praça Saldanha Marinho

A programação descentralizada da 51ª Feira do Livro de Santa Maria, a Feira Fora da Feira, leva literatura, imaginação, inovação e tecnologia para alunos de escolas do Município. Nesta semana, escolas receberam a atividade “Intervenções e Leituras”, com atores, atrizes, diretores de teatro e outros produtores culturais. Nesta sexta-feira (14), a Escola Estadual Humberto de Campos, que fica dentro do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) recebe a atividade “Intervenções Poéticas”, com Patricia Garcia, Ricardo Paim e Igor Tadielo.

Assim como nas “Intervenções e Leituras”, as “Intervenções Poéticas” envolvem as instituições de ensino e a comunidade artística e literária da cidade. Profissionais da área vão até as escolas para ler livros aos alunos e fazerem performances artísticas. As obras são escolhidas a partir da faixa etária das crianças.

As atividades da Feira Fora da Feira segue pelas próximas semanas em outras escolas e com outros artistas da cidade. A ideia é que as intervenções ocorram até o final da 51ª Feira do Livro de Santa Maria, que ocorrerá na Praça Saldanha Marinho.

NOVAS DATAS

Devido às fortes chuvas que atingiram Santa Maria e todo o Estado entre o final de abril e o início de maio, a Prefeitura optou por adiar a 51ª Feira do Livro de Santa Maria, sediada na Praça Saldanha Marinho. Assim, os tradicionais estandes, as conversas literárias do Livro Livre e as diversas atrações artísticas para o público santa-mariense no Centro estão previstas para ocorrer entre 23 de agosto a 7 de setembro. Esta edição inclui nomes da literatura nacional como Zeca Baleiro, Nelson Motta e Daniel Munduruku. A programação segue em elaboração pela comissão organizadora da Feira do Livro, e deverá ser divulgada até o final de julho.

Esta edição da Feira do Livro tem como homenageada póstuma a professora, escritora e pesquisadora Aristilda Rechia. A patronesse desta edição é a professora titular de Linguística do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, Amanda Eloina Scherer. O professor homenageado é Enio Guerra, que por anos lecionou no Curso de Música da UFSM e atuou como regente titular e diretor da Orquestra Sinfônica da UFSM. Saiba mais sobre os homenageados aqui.

A 51ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é de Denise Copetti e Bah! Comunicação Criativa. O incentivo cultural é da Clínica Viver, Rede Vivo, Unimed e Sul Veículos, com apoio da Gráfica e Editora Pallotti. O patrocínio é da Corsan, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Fundo de Apoio à Cultura – FAC/RS, Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

INTERVENÇÕES POÉTICAS
Sexta-feira (14)
- 15h, Escola Estadual Humberto de Campos (dentro do Centro de Atendimento Socioeducativo – Case), com Patricia Garcia, Ricardo Paim e Igor Tadielo

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Foto: Marcelo Oliveira (Prefeitura) / Arquivo
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial