Inicial > Notícias > Revitalização da Praça Saldanha Marinho terá...

Notícias

05/07/2024 05/07/2024 16h50m

Revitalização da Praça Saldanha Marinho terá continuidade com a reforma da Casa de Cultura


Restauro anunciado pela Prefeitura tem previsão de começar em 30 dias. Na Praça, a programação cultural e artística segue neste sábado (6)

A manhã fria e chuvosa desta sexta-feira (5) foi aquecida pela programação especial que celebrou a entrega da revitalização da Nova Praça Saldanha Marinho, espaço público importante e simbólico para o Centro de Santa Maria. Mais atrações palco da praça estão previstos para ocorrer neste sábado (6). E as melhorias no entorno terão continuidade com a reforma da Casa de Cultura, anunciada pela Prefeitura durante o ato. A previsão é de que o começo do restauro ocorra em 30 dias (leia mais abaixo).

Para chamar a atenção dos pedestres do Centro para a grande entrega, a Banda do Maneco cruzou o Calçadão Salvador Isaia, outro espaço revitalizado recentemente, e chegou até o palco da Saldanha Marinho para uma bela apresentação.  

“Agradeço de coração às nossas secretarias que estiveram envolvidas nesta brilhante obra aqui da Saldanha Marinho. Fizemos tudo com muito amor. Se eu não tivesse um timaço na Prefeitura, e o meu vice Rodrigo Decimo, que é engenheiro, nada disso se concretizaria. Agradecemos à Construtora Jobim e a todos os colaboradores pela grande parceria nesta obra feita com muito amor e dedicação. Sou movido por três palavras – fé, amor e esperança. Vamos celebrar a vida e que todos aproveitem este lindo espaço”, declarou o prefeito em referência à contrapartida da Construtora Jobim para a Prefeitura.

O vice-prefeito, Rodrigo Decimo, também comemorou a revitalização que preservou detalhes originais da época da inauguração, e trouxe traços de modernidade ao local.

“É uma alegria muito grande ver a Praça pronta. Foi uma parceria para o bem da cidade. Importante dizer que avançamos quando fizemos parcerias. E a parceria com a Construtora Jobim foi perfeita. O comprometimento em todos os detalhes para entregar uma obra bonita. Agradecemos a todos os trabalhadores da empresa e da Prefeitura. Dentro do contexto de repensar e ressignificar a cidade, o nosso Centro Histórico está num outro patamar. Fizemos o moderno Calçadão, agora a Praça, estamos trabalhando na revitalização da SUCV, na Avenida Rio Branco com o prédio Maria com Amor, e a nossa Gare da Estação Férrea. E há muito mais para avançar para fortalecer o sentimento de pertencimento a nossa Santa Maria”, falou o vice-prefeito, Rodrigo Decimo.

A secretária de Cultura, Rose Carneiro, disse da emoção em participar deste momento ímpar para o Município.

“Me sinto privilegiada por estar aqui com vocês para entregar a Praça da cidade. Comecei a fazer a Feira do Livro durante a faculdade, é gratificante vivenciar este marco para Santa Maria. Devolvemos o chafariz original, ele é lindo. São muitos os envolvidos que participaram do processo de revitalização. Tudo que a Administração Municipal está fazendo é para as pessoas aproveitarem”, lembrou a secretária.

OS SERVIÇOS

A Praça Saldanha Marinho, um dos locais mais visitados e palco da realização de muitos eventos no Centro de Santa Maria, começou a ser revitalizada em junho de 2023 com a retirada do piso em frente ao Theatro Treze de Maio.

A obra é viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a Prefeitura no valor de mais de R$ 1,2 milhão por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução de um prédio. Os estudos para a elaboração do projeto da nova Praça Saldanha Marinho foram feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo, renomada empresa responsável pelo paisagismo de grandes obras no mundo, entre elas, o Calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro.

O palco da Praça receberá o nome de Palco Cultural Deborah Rosa, uma justa homenagem para a artista que tinha 45 anos quando morreu. Deborah é um símbolo da cultura musical e grande incentivadora de iniciativas culturais, consagrando-se cantora e tradicionalista. Por isso, o então prefeito em exercício Rodrigo Decimo assinou em janeiro de 2023 a lei que confirma o nome da artista.

“Quando eu era guri, minha diversão era andar de bicicleta na praça aos domingos. Em 2019, estávamos com o projeto do prédio do Centenário. Conversei com o prefeito Jorge para saber o que ele queria de contrapartida, e prontamente disse a praça. Essa cidade ficou diferente nos mandatos do Jorge e Rodrigo. Ela ficou melhor. Eles têm paixão pela cidade. Ver a cidade se desenvolvendo é reflexo das iniciativas do prefeito. Agradeço ao Juan Amoretti que restaurou o coreto e o chafariz, a Regiane Oribka arquitetura do paisagismo, e a equipe do Miguel que trabalhou todos dias. Estamos orgulhosos de fazer parte deste projeto lindo. Amo Santa Maria, convido a todos para juntos cuidamos desta Praça que é patrimônio do Município”, pontuou o diretor da Construtora Jobim, Gustavo Jobim.

O artista Juan Amoretti, responsável pela restauração do coreto e do chafariz, também recebeu homenagem pelo excelente trabalho realizado. Após, as crianças atendidas no Projeto Construindo Para Sempre, da Construtora Jobim, distribuíram mudas de várias espécies. A programação da manhã seguiu com espaço Cris Recreações para as crianças, intervenções do mágico Walkir, Bateraço e espaço instagramável com plataforma giratória.

Participaram do ato de entrega representantes das secretarias do Município, da Câmara de Vereadores, de entidades empresariais e da comunidade.

SOBRE A PRAÇA

A Praça Saldanha Marinho passou a ter esse nome em 12 de janeiro de 1883, sendo inaugurada em janeiro de 1907, em homenagem a Joaquim Saldanha Marinho Filho. Antes de 1883, o espaço era conhecido como Praça da Igreja da Conceição da Matriz. A fonte desta informação consta no acervo digital do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria.

Dois dos principais pontos da Praça Saldanha Marinho foram inaugurados em 23 de julho de 1935, o coreto e o chafariz. Eles surgiram a partir de uma remodelação da praça proposta pelo então prefeito de Santa Maria, João Antônio Edler, tendo como responsável pela obra o engenheiro alemão Richard Ziemeck Klaue. Apesar das construções do chafariz e do coreto já estarem prontas desde o ano de 1933, a inauguração precisou ser adiada para aguardar a conclusão do calçamento do espaço, o que aconteceu somente dois anos depois.

O chafariz e o coreto estão associados ao imaginário de diversos santa-marienses e são um dos principais cartões postais da cidade. Devido às suas relevâncias para a identidade da cidade, o coreto e o chafariz receberam o título de patrimônio histórico e cultural de Santa Maria, e ambos fazem parte deste projeto de revitalização sendo tombados em 2002.

REFORMA DA CASA DE CULTURA

Durante a cerimônia desta sexta-feira, foi anunciada a reforma da Casa de Cultura, localizada no mesmo espaço da Praça Saldanha Marinho. Na oportunidade, foi assinado o contrato com a empresa Arquium Construções e Restauro Ltda. O investimento na reforma do prédio histórico será de mais de R$ 6 milhões, recursos próprios do Município. A previsão é de que a ordem de serviço ocorra em 30 dias e o prazo para execução do restauro é de 360 dias. A Casa de Cultura foi interditada em 2015 por necessitar de melhorias estruturais.

O processo administrativo foi iniciado pela Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas e a Secretaria de Captação de Recursos e Elaboração de Projetos.

A empresa tem como responsável técnico o arquiteto Edegar Bittencourt da Luz responsável pelo restauro de edificações históricas, como o Mercado Público de Porto Alegre, a Casa de Cultura Mário Quintana e o Palácio Piratini. O arquiteto possui reconhecimento no Estado como o mais qualificado arquiteto especialista em restauração de bens históricos e culturais, via IPHAE e igualmente via IPHAN.

A contratação se dá por inexigibilidade de licitação devido à necessidade de serviços técnicos especializados de arquitetura e engenharia. Estes serviços são voltados para a execução de projetos de reforma, restauração e revitalização da Casa de Cultura.

Programe-se:
- Praça Saldanha Marinho, no Centro de Santa Maria
- Sábado (6): das 10h às 13h
- Atrações gratuitas: Coral Illumina, com a regente Juliana Pires, Banda da 3ª Divisão de Exército (DE), Grupo Cefasol, espaço Cris Recreações.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos:
João Vilnei (Mtb 18.086)
João Alves (Mtb: 17.922) 
Marcelo Oliveira (Mtb: 21.632)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial