Notícias
12/10/2011 12/10/2011 11h32m
Trem Turístico: Executivo trabalha para que Santa Maria tenha o atrativo ferroviário
O passado de Santa Maria, embalado nos trilhos que foram fincados no coração do Rio Grande, levou o Executivo a criar o projeto de um Complexo Turístico Ferroviário que irá preservar a identidade cultural da comunidade santa-mariense. E os primeiros passos já foram dados. Durante a última semana, técnicos da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária estiveram em Santa Maria para um levantamento topográfico na linha férrea da cidade. A ação integra o projeto da Prefeitura Municipal que irá implantar um Trem Turístico em Santa Maria. A titular da pasta de Turismo, Norma Moesch, assegurou que a meta da Secretaria é que o trem dê partida da Viação Férrea ainda na gestão do prefeito Cezar Schirmer.
"Esta é mais uma etapa do projeto, que vai apontar o que se deve fazer no terreno", explicou a superintendente da Secretaria de Município de Turismo, Vânia Antunes, que acompanhou os técnicos. A implantação de uma linha de trem turístico contribuirá para fomentar o turismo local e regional. Segundo a Secretaria de Turismo, serão investidos aproximadamente R$ 3 milhões. Os recursos estão sendo buscados no DNIT, IPHAN E MTUR. Já os equipamentos que serão usados serão dois carros de passageiros com 54 lugares cada, totalizando uma oferta de 108 lugares por viagem. Os veículos, que pertencem ao Governo Federal, serão restaurados pelo Município e repassados para o mesmo, bem como a locomotiva.
De acordo com Norma, haverá atividades artísticas ao longo do percurso e também no ponto de partida do passeio turístico, a Estação Férrea de Santa Maria, a Gare do centro, que será o terminal 1. Da Gare do Centro, o itinerário previsto para o trem turístico é até a Barragem do DNOS, com aproximadamente 60 minutos de duração. A secretária conta que uma programação foi pensada, porém, é uma agenda propositiva. Nesta ideia, o trem turístico de Santa Maria funcionará regularmente em três dias na semana e nos sábados e domingos serão ofertados três horários.
Secretária Norma Moesch
Este projeto tem uma vinculação estreita com o Programa Nacional do Trem Turístico, não é um projeto isolado de Santa Maria. A exemplo de outras cidades que foram extremamente favorecidas com a inserção de um trem turístico, Santa Maria prevê seu futuro similar. Precisamos e necessitamos de um trem turístico por diversas razões, é um desejo da cidade. Esta é uma história muito explicita para ser esquecida. O trem nasceu aqui e conectou Santa Maria com o Brasil, no viés político, econômico e cultural. Queremos resgatar o trem para que Santa Maria se incorpore a estes laços que a vinculou com a sociedade brasileira. Além de fomentar o turismo local e regional, pensamos o trem turístico como um grande tributo para ampliar a oferta econômica e cultural. Por exemplo, na cidade de Bento Gonçalves uma viagem de trem chega a envolver 300 pessoas. Ou seja, vamos incrementar a receita e a economia local. Também vamos contribuir com a inclusão da sociedade ferroviária daqui, que será representado no resgate do trem e na recuperação da Vila Belga e Avenida Rio Branco. É toda uma renovação e uma mudança que vai agregar a este saudoso trem.
Texto: Maria Luiza Guerra
Foto: Vânia Antunes