Inicial > Notícias > Com entrega de livros e mobiliários...

Notícias

28/11/2024 28/11/2024 15h03m

Com entrega de livros e mobiliários para a nova Biblioteca Municipal, 1ª Feira de Literatura é encerrada


Iniciativa teve contação de histórias, momento de leitura e oficina de musicalidade para alunos da Rede Municipal de Ensino

Após a reabertura da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, o local recebeu, nesta quinta-feira (28), a última atividade da 1ª Feira de Literatura da Biblioteca Municipal, projeto financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM). A iniciativa ocorre desde o começo deste ano, com atividades de incentivo à leitura direcionadas para crianças de escolas públicas, urbanas e rurais do Município. Além do encerramento da Feira, a ação também marcou a entrega de estantes e cerca de 300 livros infantis para a Biblioteca Municipal.

Nesta quinta-feira, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Zenir Aita, da Região Sul, foram até a biblioteca para a última atividade da Feira de Literatura, que contou com momento de leitura, contação de história e oficina de musicalidade com a atriz e multiartista Daniela Varotto.

No momento de leitura, as crianças puderem conhecer os livros e móveis recém doados à biblioteca pelo projeto da Feira de Literatura. Em um espaço aconchegante, com almofadas e puffs, os pequenos leitores exploraram as obras.

Já no hall, os alunos assistiram à contação de histórias e participaram da oficina de musicalidade. As crianças aprenderam sobre ritmo, tempo musical e como fazer instrumentos em casa com embalagens reutilizadas, grãos, sementes e pedras.

A FEIRA

A Feira Literária tem como foco oportunizar o contato dos grupos de estudantes com diferentes títulos literários infantis, disponibilizados para manuseio e leitura, bem como fazer com que as crianças conheçam a Biblioteca Municipal. Durante o período de revitalização da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, a iniciativa ocorreu no Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria José Antonio Brenner de Brenner, que fica aos fundos da biblioteca. Os ambientes foram preparados com três espaços interativos: acolhida, contação de histórias e feira literária permanente.

No espaço de acolhida, um pórtico colorido remete a fantasia das histórias infantis. Nele o grupo de trabalho, formado pelas bibliotecárias e equipe pedagógica, recebeu as crianças, orientou sobre as atividades e distribuiu os pequenos para os outros espaços a fim de encaminhá-los para as demais atrações.

O espaço de contação de histórias foi composto por um cenário adaptável e temático de acordo com o título da história apresentado em cada ocasião. As propostas foram desenvolvidas por contadora especializada, semanalmente, atendendo de 2 a 3 turmas por vez.

A Feira Literária contou com estantes infantis e acervo específico para o atendimento da faixa etária atendida pelo projeto. Assim, o objetivo foi contribuir de forma significativa no incentivo à leitura e na formação de novos leitores, reforçando o desenvolvimento integral de cada indivíduo.

A iniciativa 1ª Feira de Literatura da Biblioteca Municipal é financiada pela LIC-SM e conta com o apoio da Clínica Viver, Unimed Santa Maria e Simplimed, com apoio institucional da Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Educação e de Cultura.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial